Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-08-2013

Iraque: ataques deixam pelo menos 75 mortos e 200 feridos
As autoridades do Iraque divulgaram hoje (29) um balan�o das v�timas dos m�ltiplos ataques a bomba ocorridos em Bagd�, a capital.
Iraque: ataques deixam pelo menos 75 mortos e 200 feridos
Foto: www.ebc.com.br

Nas �ltimas horas, 75 pessoas morreram e 200 ficaram feridas. Os ataques, que envolvem homens-bomba e explosivos em carros, n�o tiveram a autoria assumida por grupos terroristas. Mas as principais suspeitas, segundo as autoridades, recaem sobre grupos armados ligados � Al Qaeda.

No total, mais de 600 pessoas foram mortas no pa�s desde o in�cio do m�s. No pa�s, h� uma disputa entre a maioria xiita e a minoria sunita, duas das maiores correntes do islamismo, que tentam ganhar espa�o no cen�rio pol�tico local.

O primeiro-ministro do Iraque, Nouri Al Maliki, disse que o pa�s est� em estado de alerta para combater o impacto potencial de uma interven��o militar estrangeira na vizinha S�ria. Segundo ele, a press�o internacional para uma interven��o armada na S�ria tem reflexo no pa�s.

O Iraque retomou, nos �ltimos meses, o n�vel de viol�ncia registrado em 2008, no fim da guerra civil entre sunitas e xiitas. Desde o in�cio de 2013, mais de 3.700 pessoas morreram nos ataques, segundo organiza��es n�o governamentais.

*Com informa��es da ag�ncia p�blica de not�cias de Portugal, Lusa

Edi��o: Gra�a Adjuto
Renata Giraldi* - Ag�ncia Brasil

Fonte: www.ebc.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir