Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-08-2013

"Voltaram porque não cumpriram requisitos", diz Jutahy sobre cubanos trazidos pelo PSDB
O deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (PSDB-BA) respondeu nesta quinta-feira (29) as declarações do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, sobre a importação de médicos cubanos para trabalhar em unidades carentes de profissionais brasileiros

Foto: www.bahianoticias.com.br

– medida adotada pela primeira vez em 1999, durante a gestão dos tucanos Fernando Henrique Cardoso, na Presidência da República, e José Serra, no Ministério da Saúde. "No passado vieram médicos cubanos? Sim! Mas dentro da visão do Revalida [exame de validação do diploma]. E quase todos voltaram porque não cumpriram os requisitos do exame. São necessários mais médicos? É óbvio! Como mais energia, mais água, mais engenheiros, mais transporte. Quem pode ser contra mais médicos?", retrucou, ao enfatizar que o governo precisa cumprir as normas trabalhistas brasileiras no regime de contratação dos estrangeiros. O deputado alegou desconhecer o modelo de contratação adotado no Tocantins, Acre, Roraima e Pernambuco durante o governo do PSDB, cujo programa foi encerrado por decisão judicial porque o pagamento dos salários dos médicos era feito diretamente ao governo cubano, com repasse posterior aos profissionais, como acontecerá com o Mais Médicos da gestão Dilma Rousseff.

"O PSDB nunca aceitou retenção de salário. Esse convênio do Brasil com o governo cubano afronta o respeito aos direitos humanos, a legislação trabalhista e as normas do Conselho Federal de Medicina. Tem características de trabalho escravo porque não paga o salário diretamente ao contratado. Uma parte gigantesca desse salário é retido pelo governo de Cuba. Isso fere a legislação trabalhista brasileira. A pessoa aqui, trabalhando em situação de absoluta desigualdade em relação a um semelhante, é uma indecência, uma indignidade", opinou. Jutahy reservou as críticas à presidente Dilma, que "jogou fora todos os seus escrúpulos em uma programa demagógico, indecoroso e irresponsável", e amenizou o tom em relação a Solla e ao ministro Gilberto Carvalho, a quem considerou "seguidores de uma ordem" da gestora brasileira. "Se [o programa] fosse feito com um país democrático, como a França, a Itália, os Estados Unidos ou a Inglaterra? Como petistas, tipo Solla e Gilberto Carvalho, estariam reagindo? E se não fosse a Disneylândia deles, que é Cuba?", alfinetou.

Fonte: wwww.bahianoticias.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir