Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-08-2013

"Cigarro gigante" simula sensações para combater tabagismo no RS
Túnel em forma de cigarro foi instalado no Centro de Porto Alegre. Visitantes experimentam sensações associadas ao tabaco e aos riscos.

Foto: g1.globo.com

Uma iniciativa inusitada da Prefeitura de Porto Alegre tem como objetivo estimular os fumantes a abandonarem o vício, e os não fumantes a continuarem longe da nicotina. Um túnel com 15 metros de comprimento em forma de cigarro foi instalado no Largo Glênio Peres, no Centro. As pessoas são convidados a entrar e experimentar sensações associadas ao tabaco e aos riscos que o fumo causa a saúde.

Segundo a prefeitura, o visitante que entra no "cigarro gigante" tem uma experiência sensorial. Os sentidos são estimulados por meio de odores, sons, luz, música, cores, gelo seco, tecidos e diversos objetos em cinco ambientes.

"A ideia de utilizar uma abordagem sensorial é de mostrar ao visitante as sensações de prazer, falsa segurança, alívio de tensões, autoafirmação, entre outras, comumente associadas ao cigarro e, paralelamente, apresentar as consequências nocivas", explica a coordenadora Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Fabiana Ninov.

O túnel cilíndrico reproduz um cigarro apagado e tem 3,5 m de diâmetro, distribuídos em cinco ambientes temáticos. O primeiro se chama "festa", no qual o ato de fumar é associado à sentimentos positivos. Em seguida, o visitante acessa outros três ambientes: "reflexão", "danos" e vício", que apresentam os prejuízos à saúde, ao meio ambiente e à vida social do fumante. O último ambiente se chama "alternativa", e associa o ato de deixar de fumar – ou continuar sem fumar – à liberdade de uma escolha saudável e à qualidade de vida.

A ação será realizada até o próximo sábado (31), e está aberta ao público das
9h30 às 18h30 até sexta-feira (30). No último dia, encerra às 17h.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir