Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 30-08-2013

Segundo dia da Bienal reúne Zuenir, futebol, viagens e marco de internet
Escritores novos e consagrados dividem espaço na Bienal do Livro no Rio. Assuntos variados dão muitas opções aos visitantes da feira nesta sexta.
Segundo dia da Bienal reúne Zuenir, futebol, viagens e marco de internet
Foto: g1.globo.com

O segundo dia da 16ª Bienal do Livro no Rio vai reunir nesta sexta-feira (30) nomes como Zuenir Ventura e Cláudia Lage, falando de real e fictício; Juca Kfouri, José Trajano e João Máximo, discutindo se o Brasil ainda é "o país do futebol"; o deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ), defendendo o projeto do Marco Civil da Internet, que circula na Câmara dos Deputados, além de nomes como o secretário de Cultura municipal e presidente da Rio Filme, Sérgio Sá Leitão, e o psicanalista Alberto Goldin. E ainda a escritora Olga Grjasnowa, que assombrou a Alemanha com seu romance "O russo é alguém que ama bétulas", publicado em 2012.

Olga, aliás, é uma das escritoras cosmopolitas que realizam o primeiro Café Literário do dia, às 16h, no Pavilhão Azul. A escritora nasceu no Azerbaijão e foi para a Alemanha ainda na adolescência. Já a chilena Carola Saavedra veio morar no Rio de Janeiro recentemente, após passar quase toda a vida no país natal. E Carmen Stephan, que já atuou como correspondente no Brasil, nasceu no mesmo país que hoje serve de casa para Olga. Com tantas viagens na bagagem, as escritoras vão discutir a influência dessas experiências em sua escrita.

Um pouco mais tarde, às 17h30, no mesmo pavilhão, a escritora Andrea Del Fuego e a filósofa Marcia Tiburi conversam sobre como doses certas de riso e seriedade podem nos fazer chegar à sabedoria.

No Pavilhão Verde, às 17h, um projeto que envolve a internet na Câmara dos Deputados será apresentado pelo seu autor, o deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ), que irá por aos participantes do Acampamento na Bienal o dilema em questão: o Marco Civil da Internet deve ser encarado como uma proteção aos direitos civis dos brasileiros, ou como uma ameaça às liberdades na rede mundial de computadores.

Às 18h30, em um Placar Literário estrelado no Pavilhão Azul, teremos a presença dos jornalistas esportivos Juca Kfouri e José Trajano discutindo o posto do Brasil como "país do futebol". Será que podemos continuar com essa denominação, mesmo estando em 9º no ranking da Fifa, atrás de países com muito menos história no esporte bretão que já foi tão nosso, como Croácia, Portugal e outros? Toda essa discussão será mediada por João Máximo, autor do histórico livro "Gigantes do Futebol Brasileiro", de 1965, ao lado de Marcos de Castro.

Voltando ao Pavilhão Verde, o secretário municipal de Cultura e presidente da Rio Filme, Sérgio Sá Leitão, aparece às 19h e discute quais as oportunidades no Rio de Janeiro atual e no Rio que está por vir, com grandes eventos esportivos, culturais e sociais como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

No mesmo horário, no Pavilhão Azul, um dos eventos mais esperados do dia: a carioca Claudia Lage é autora da biografia ficcional "Mundos de Eufrásia", além de escrever telenovelas, o que torna o processo de invenção e observação da vida real um exercício constante e agudo no processo criativo. Já Zuenir Ventura, com toda a bagagem jornalística retratada em obras referenciais como "1968: o ano que não terminou", lançou recentemente o romance "Sagrada família", assumidamente baseado em suas memórias. Essa mesa, chamada Café Literário, abordará a fronteira entre o real e o fictício, revelando que na literatura verdade e invenção constituem apenas perspectivas tratadas habilmente pelas mãos do escritor.

Para encerrar, às 20h, a juíza Andréa Pachá e o psicanalista Alberto Goldin conversam, cada um de acordo com a sua visão, sobre a expectativa amorosa e a arte da separação. O evento ocorre no Pavilhão Verde.

Durante todo o dia, haverá ainda exibições do espetáculo "Ziraldo - Histórias ao Vento".

Com horários às 10h15, 11h15, 12h15, 13h45, 14h45, 15h45, 18h e 19h, é uma opção para quem estiver na Bienal nesta última sexta-feira do mês.

Com mais de cem encontros literários, a Bienal tem uma área de 55 mil m² no Riocentro, na Zona Oeste do Rio, ocupando três pavilhões do centro de convenções.

Veja a programação completa no site da Bienal do Livro.

Serviço:

Bienal do Livro do Rio de Janeiro
Data: de 29 de agosto a 8 de setembro de 2013
Entrada: R$ 14 (compre pela internet)
Local: Riocentro, Avenida Salvador Allende, nº 6.555, Barra da Tijuca.
Outras informações: (21) 3035-9200

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir