Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 31-08-2013

A espantosa loucura dos animais
Renny, um elemento absolutamente pac�fico, estava a andar pelas ruas da cidade norte-americana de Syracuse, quando foi brutalmente atacado a poder de mordidas.
A espantosa loucura dos animais

J� bastante ferido, Renny s� n�o morreu por conta da interven��o de um policial. Seu impiedoso agressor atendia pelo nome de Russell.

N�o menos desafortunado foi um norte-americano conhecido pelo sugestivo apelido de "Bebe". Morador da cidade de Nova York, "Bebe" tamb�m foi atacado a patadas e mordidas por um perigoso animal cujo nome era Fontanez. M�dicos constataram, horrorizados, que uma das feridas chegou � espantosa marca de 8 cent�metros quadrados! Acredite: foi necess�ria uma ordem judicial determinando que Fontanez fosse mantido a no m�nimo 90 metros de dist�ncia de "Bebe", para proteg�-lo de novas investidas ferozes.

Casos assim se repetem aos milhares, todos os dias. Citei dois somente para ilustra��o. Renny e "Bebe" s�o, no final das contas, apenas a "ponta do iceberg" das agress�es praticadas pelo ser humano contra os animais. Sim, animais: Renny � um bem treinado pastor alem�o, e "Bebe" um pac�fico poodle. E ambos foram atacados a mordidas por seres humanos! O caso de Renny foi um acidente profissional: trata-se de um c�o policial. J� "Bebe" foi v�tima de uma crise de ci�mes do violento namorado de sua dona.

Mas talvez o caso mais triste de todos seja o do infeliz Fisher, um pacato peixinho que vivia em um pequeno aqu�rio na casa de sua dona, moradora da cidade norte-americana de Portland. Ele acabou morto a facadas pelo ex-namorado dela, tamb�m ap�s uma crise de ci�mes.

H� tamb�m as viol�ncias praticadas pelo Estado. Que o diga uma pobre cabra da Nig�ria, que acabou presa como suspeita de um assalto a m�o armada (ou seria a "pata armada"?). Aconteceu na cidade de Kwara: um assaltante fugia da Pol�cia ap�s ter tentado roubar um carro, e, segundo os policiais, teria se transformado na infeliz cabra que, por azar, pastava nas proximidades � assim, no lugar "do cabra" foi parar na cadeia "a cabra", que estava no lugar errado na hora errada.

Enquanto isso, no civilizado Canad�, um pobre pato quase "pagou o pato" durante um assalto a uma doceria quando um meliante amea�ou esgan�-lo caso os clientes n�o entregassem seus bens de forma "carneira".

Finalizo com o caso de centenas de cachorros da Cisjord�nia, diagnosticados por diversos veterin�rios como afetados por "stress" decorrente dos sucessivos conflitos e atentados acontecidos naquela conturbada regi�o. Registraram-se casos de cachorros que uivam sem parar, outros que passaram a sofrer de tremedeiras constantes, e at� de incontin�ncia urin�ria. V�rios destes cachorros tem sido medicados com Valium, um potente ansiol�tico. Um veterin�rio da regi�o, entrevistado, declarou ter atendido um cachorro que, de t�o traumatizado, parou de comer. Segundo ele, "h� quase dois meses que o coitado se recusa a p�r as patas na rua".

Diante deste quadro, faz todo o sentido uma pesquisa que li h� alguns dias, dando conta de que no mundo moderno 42% dos cachorros tem algum tipo de problema comportamental, e 77% deles tomam algum tipo de medicamento. Isto quanto aos c�es. E os homens? Pois �. Talvez, afinal, esteja correta a acusa��o de Oscar Wilde, segundo quem "o homem � um animal racional que sempre perde a cabe�a quando chamado a agir pelos ditames da raz�o".

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Pedro Valls Feu Rosa    |      Imprimir