Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 31-08-2013

Banda larga de Oi, Vivo e TIM ficam abaixo de metas em julho
A Oi foi a �nica prestadora de servi�os de banda larga fixa a n�o atingir metas de velocidade e qualidade definidas pelo governo, enquanto TIM e Vivo ficaram abaixo do padr�o m�nimo cobrado pela Anatel nos servi�os de Internet r�pida m�vel.
Banda larga de Oi, Vivo e TIM ficam abaixo de metas em julho
Foto: www.portaldapropaganda.com.br

A ag�ncia reguladora divulgou nesta sexta-feira os resultados das medi��es de banda larga feitas em julho.

Foram avaliadas as prestadoras de servi�os de banda larga fixa Oi, Net, GVT (do grupo franc�s Vivendi), Vivo, CTBC/Algar, Ajato, Sercomtel e Cabo Telecom nos Estados de Rio de Janeiro, S�o Paulo, Minas Gerais, Paran� e Rio Grande do Norte.

A Oi registrou no Rio de Janeiro, seu principal mercado, �ndice de perda de pacotes (quando dados n�o encontram seu destino) de 77,72 por cento, enquanto no Paran� a taxa foi de 83,64 por cento. Al�m disso, a operadora apresentou lat�ncia (per�odo de transmiss�o de pacotes) de 14,02 por cento, abaixo da meta, no Rio Grande do Norte.

As a��es preferenciais da Oi encerraram a sess�o na bolsa paulista com queda de 3,01 por cento nesta sexta-feira, enquanto o Ibovespa subiu 0,17 por cento.

Procurada, a Oi informou que os tr�s casos em que registrou �ndices abaixo da meta s�o pontuais e que "j� foram mapeados e est�o sendo cuidadosamente analisados e tratados pela companhia".

Na banda larga m�vel, foram avaliadas as operadoras Claro (da Am�rica M�vil), Oi, Vivo e TIM nos Estados de Rio de Janeiro, S�o Paulo, Minas Gerais e Paran�.

A Vivo ficou abaixo da meta de 95 por cento da taxa de transmiss�o instant�nea no Rio de Janeiro (91,09 por cento) e em S�o Paulo (93,55 por cento). A TIM tamb�m ficou abaixo do objetivo nesse quesito em S�o Paulo, com 89,51 por cento.

No item taxa de transmiss�o m�dia, todas as operadoras celulares superaram a meta de 60 por cento, informou a Anatel.

De acordo com a Anatel, as operadoras que n�o atingiram as metas ser�o alvo de procedimentos administrativos para san��es, que podem ser advert�ncias ou multas.

A Vivo afirmou que "problemas sist�micos limitaram o n�mero de medi��es, o que reduziu a validade estat�stica dos dados coletados". A operadora disse que j� foram adotadas medidas corretivas.

A TIM disse estar avaliando os resultados da medi��o para banda larga m�vel e que "est� investindo constantemente com foco na amplia��o e otimiza��o da sua rede".

As a��es preferenciais da Vivo terminaram o dia em leve alta de 0,43 por cento e as ordin�rias da TIM tiveram forte valoriza��o de 4,80 por cento. As duas empresas lideraram a adi��o de clientes de linhas m�veis em julho, segundo dados divulgados pela Anatel na quinta-feira.

(Por Luciana Bruno)

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir