Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-08-2013

MS acerta detalhes do Programa Mulher
Mato Grosso do Sul est� dando mais um passo no fortalecimento do Pacto Nacional de Enfrentamento � Viol�ncia contra as Mulheres.
MS acerta detalhes do Programa Mulher
Foto: www.ebc.com.br

Nesta quarta-feira (28), a vice-governadora Simone Tebet recebeu a visita do assessor para assuntos internacionais, Eden Clabuchar Martingo, al�m da coordenadora de Acesso � Justi�a, Aline Yamamoto, da Secretaria de Enfrentamento � Viol�ncia contra as Mulheres, pasta vinculada � Secretaria de Pol�ticas para as Mulheres da Presid�ncia da Rep�blica.

Desde o in�cio desta semana, os integrantes do governo federal, acompanhados pela titular da Subsecretaria da Mulher do governo do Estado, Tai Loschi, est�o visitando diversos locais onde ser�o constru�dos espa�os que v�o oferecer servi�os, por meio do Programa Mulher: Viver sem Viol�ncia. Por meio da iniciativa ser�o constru�dos a Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande e ainda Centros de Atendimento �s Mulheres em regi�o de fronteira seca. Estas duas unidades ser�o edificadas nos munic�pios de Corumb� e Ponta Por�.

Estados e munic�pios est�o aderindo ao Programa Mulher: Viver sem Viol�ncia, numa parceria que conta com entes importantes para a rede de enfrentamento como o Tribunal de Justi�a, Minist�rio P�blico e Defensoria P�blica. "Vamos dar o andamento necess�rio, coletando a assinatura do governador Andr� Puccinelli. Depois disso ser� enviado ao jur�dico e estamos � disposi��o de voc�s para que isso saia do papel o mais r�pido", afirmou a vice-governadora Simone Tebet em rela��o � assinatura do termo de ades�o e implementa��o do Programa em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a coordenadora de Acesso � Justi�a, Aline Yamamoto, Programa Mulher: Viver sem Viol�ncia tem cinco eixos e dois deles s�o referentes � Casa da Mulher Brasileira e aos Centros de Fronteira Seca. "A Casa Brasileira concentra os servi�os num �nico equipamento de seguran�a e de justi�a, al�m de contar com equipes de psicossocial e autonomia econ�mica. Tem espa�o para um alojamento tempor�rio para mulheres que precisam ser abrigadas em situa��es de emerg�ncia porque a ideia � que a casa funcione 24 horas por dia", explicou Yamamoto. O objetivo � que as mulheres tenham esse acesso integrado e facilitado com os demais servi�os que n�o podem estar dentro da Casa pela sua complexidade.

J� os centros nas fronteiras secas s�o equipamentos voltados para aquela especificidade do local nas fronteiras que variam muito de munic�pio para munic�pio. "Um dos focos da a��o � enfrentar o tr�fico de pessoas, al�m de atender e acolher essas mulheres fazendo um trabalho que pense na quest�o da migra��o, do tr�nsito de pessoas nas fronteiras secas. Estamos articulando tudo isso porque eles t�m uma caracter�stica de se tornarem centros binacionais. Ent�o estamos trabalhando com a ideia de firmar coopera��o com os pa�ses que fazem fronteira com o Brasil nos munic�pios, como j� existe em Pacaraima, em Roraima com uma coopera��o com a Venezuela", comentou a coordenadora de Acesso � Justi�a.

Nesta semana os integrantes visitaram um dos munic�pios parceiros do Programa, a cidade de Corumb�. Eles conheceram alguns terrenos dispon�veis da Uni�o e do Estado que podem abrigar a Casa da Mulher e os Centros de Fronteira Seca. "O governo do Estado � receptivo e entende a import�ncia desse projeto. Estamos s� dependendo de marcar uma data para fazer a ades�o do Estado ao programa. Dos nove centros de fronteira que ser�o constru�dos, dois est�o aqui e sabemos que temos essa disposi��o e colabora��o do Estado na parceria para o enfrentamento � viol�ncia contra a mulher. Esta visita est� sendo muito proveitosa e conseguimos conversar abertamente com todos os parceiros", finalizou Aline Yamamoto. A data para oficializar a ades�o de Mato Grosso do Sul ao programa ainda ser� definida.

O Programa Mulher: Viver sem Viol�ncia inclui ainda a amplia��o do Ligue 180, al�m de atividades de humaniza��o do atendimento � viol�ncia sexual das mulheres numa parceria com os Minist�rios da Sa�de e da Justi�a. Essas a��es articuladas consolidam o Pacto Nacional de Enfrentamento � Viol�ncia contra as Mulheres.

Fonte: www.correiodoestado.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir