Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-09-2013

Acusações sobre ataque químico "não são convincentes", diz Rússia
Ministro das Relações Exteriores afirmou que "há muitas dúvidas". EUA disseram que testes provaram uso da arma química na Síria.
Acusações sobre ataque químico
Foto: www.abola.pt

A Rússia não está "absolutamente convencida" sobre as provas que os Estados Unidos e seus aliados apresentaram sobre um ataque químico ocorrido perto de Damasco, na Síria, atribuído ao regime do contestado presidente sírio Bashar al-Assad, disse nesta segunda-feira (2) o ministro das Relações Exteriores russo, informou a France Presse.

"O que foi mostrado antes e recentemente pelos nossos parceiros americanos, assim como pelos britânicos e os franceses não é convincente para todos", afirmou Sergei Lavrov durante uma palestra em uma universidade, acrescentando que há "muitas dúvidas" sobre as imagens e a suposta agressão publicadas na internet.

"Sim, nos mostraram uns relatórios que não continham nada concreto: nem coordenadas geográficas, nem nomes, nem provas que as amostras foram recolhidas por profissionais", completou Lavrov, citado pela agência "Interfax".

Lavrov também afirmou que um ataque americano contra a Síria poderia "adiar por muito tempo, inclusive para sempre", a organização de uma conferência de paz internacional.

"Se a ação anunciada pelo presidente dos Estados Unidos (Barack Obama) - para nosso grande pesar - acontecer (...) adiará por muito tempo, ou inclusive para sempre, as perspectivas desta conferência" (conhecida como Genebra II), declarou Lavrov.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, disse no domingo (1º) que testes provaram o uso da arma química sarin em ataques na Síria. Segundo a rede CNN, amostras de sangue e cabelo mostram o uso de gás sarin.

Kerry ainda expressou confiança de que o Congresso "vai fazer o que é certo" sobre o pedido do presidente Barack Obama para ataques militares limitados dos EUA contra a Síria.

Em entrevista à CNN, Kerry disse que os EUA obtiveram amostras independentes e que o governo do presidente Bashar al-Assad ordenou o ataque químico. "Sabemos que o regime ordenou o ataque, sabemos que eles prepararam. Sabemos de onde vieram os mísseis. Sabemos onbde caíram. Sabemos o estrago que foi feito. Vimos as horrendas imagens pelas redes sociais e temos evidências por outros meios e sabemos que o regime tentou enconbrir."

Ataque militar
O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou no sábado (31) ter decidido que o país deve adotar uma ação militar contra alvos do governo sírio, mas ressaltou que irá buscar a aprovação do Congresso norte-americano antes de fazê-lo.

Obama, em um discurso feito na Casa Branca, disse que havia autorizado o uso de força militar para punir a Síria por conta de um ataque com armas químicas realizado em 21 de agosto.

"Estou preparado para dar essa ordem", afirmou o presidente americano, que enfatizou ser necessário dar uma resposta ao ataque com armas químicas realizado nos arredores de Damasco. De acordo com o governo americano, o ataque foi realizado pelas forças do presidente sírio, Bashar al-Assad.

Mais de 1,4 mil pessoas teriam sido mortas na ação, um terço delas crianças, em mais de uma dezena de bairros na periferia de Damasco, ainda segundo a Casa Branca. Trata-se do "pior ataque químico do século XXI", afirmou Obama, atribuindo a ação ao regime de Assad.

Navios da Marinha estão na região aguardando ordens para lançar mísseis, e os inspetores da ONU deixaram a Síria depois de reunir provas de um ataque com armas químicas que as autoridades norte-americanas afirmam ter matado 1.429 pessoas em áreas controladas pelos rebeldes.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir