Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-09-2013

Documentos da NSA apontam Dilma Rousseff como alvo de espionagem
Pap�is "ultrassecretos" foram obtidos com exclusividade pelo Fant�stico. Ministro diz que Brasil vai cobrar explica��es formais dos Estados Unidos.
Documentos da NSA apontam Dilma Rousseff como alvo de espionagem
Foto: g1.globo.com

Documentos classificados como ultrassecretos, que fazem parte de uma apresenta��o interna da Ag�ncia de Seguran�a Nacional (NSA, na sigla em ingl�s) dos Estados Unidos, obtidos com exclusividade pelo Fant�stico, mostram a presidente Dilma Rousseff, e o que seriam seus principais assessores, como alvo direto de espionagem da NSA. Um c�digo indica isso. O presidente do M�xico, Enrique Pe�a Nieto, tamb�m foi um alvo, segundo os documentos.

A revela��o foi feita em reportagem exclusiva exibida no Fant�stico deste domingo, 1� (veja no v�deo acima). Passo a passo, a reportagem de S�nia Bridi e Glenn Greenwald mostra como o maior sistema de espionagem do mundo est� de olho no Brasil e como a NSA consegue monitorar as comunica��es no centro do poder, em Bras�lia, inclusive da presidente Dilma Rousseff.

O jornalista Glenn Greenwald foi quem recebeu os pap�is das m�os de Edward Snowden - o ex-analista da NSA que deixou os EUA com documentos da ag�ncia com a inten��o de divulgar o sistema de espionagem americano no mundo.

Glenn afirmou que recebeu o documento na primeira semana de junho, quando esteve com Snowden em Hong Kong. "Ele me deu esses documentos com todos os outros documentos no pacote original."

O pacote tinha milhares de documento secretos. Glenn analisou esses pap�is com Snowden durante uma semana em Hong Kong. Pouco depois, Snowden fugiu para a R�ssia, onde passou 38 dias na �rea de tr�nsito do aeroporto de Moscou, at� ter seu pedido de asilo aceito no pa�s.

Durante a produ��o, a reportagem conversou com Snowden por um programa de bate-papo protegido contra espionagem. Escondido em algum ponto do territ�rio russo, ele disse que por exig�ncia do governo local n�o pode comentar o conte�do dos pap�is, mas disse que acompanha a repercuss�o que os documentos est�o tendo pelo mundo, inclusive no Brasil.

Fant�stico: como � que a gente pode avaliar o documento e saber se foram opera��es que foram consumadas, e n�o apenas projetos?

"Ficou muito claro, com esses documentos, que a espionagem j� foi feita, porque eles n�o est�o discutindo isso s� como alguma coisa que eles est�o planejando. Eles est�o festejando o sucesso da espionagem", afirmou Glenn.

Os documentos mostram que foi feita espionagem de comunica��es da presidente Dilma com seus principais assessores. Tamb�m � espionada a comunica��o dos assessores entre eles e com terceiros.
A apresenta��o secreta se chama "filtragem inteligente de dados: estudo de caso M�xico e Brasil." Segundo a apresenta��o, o programa possibilita encontrar, sempre que quiser, uma "agulha no palheiro."

O palheiro, no caso, � o volume imenso de dados a que a espionagem americana tem acesso todos os dias, espionando as redes de telefonia, internet, servidores de e-mail e redes sociais. A agulha � quem eles escolherem.

No documento, de junho de 2012, s�o dois alvos: o presidente do M�xico, Enrique Pe�a Nieto, ent�o candidato l�der nas pesquisas para a presid�ncia, e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Como funciona
Selecionado o alvo, s�o monitorados os n�meros de telefone, os e-mails e o IP (a identifica��o do computador). � feito o mesmo para os interlocutores escolhidos - no caso, assessores.

O que eles chamam de um "pulo" � toda a comunica��o entre o alvo e os assessores. Um "pulo e meio" � quando os assessores conversam entre eles. "Dois pulos" � quando eles conversam com outras pessoas.
Investiga��o de Pe�a Nieto
Para espionar o ent�o candidato mexicano Pe�a Nieto, o servi�o de seguran�a internacional da NSA para Am�rica Latina - fez uma a��o intensiva. Para isso, usou dois programas - um deles � chamado "Mainway" e serve para coletar o grande volume de informa��es que passa pelas redes de comunica��o.

As mensagens de texto por telefone do candidato tamb�m foram interceptadas, usando o programa "Association", que pega as informa��es que circulam nas redes sociais. Da�, as mensagens v�o para outro filtro - o "Dishfire" - que busca por determinadas palavras-chave.
Sob o t�tulo "mensagens interessantes", est� a prova de que o conte�do das mensagens foi acessado. Dois trechos s�o citados. Num deles, Pe�a Nieto conta quem seriam alguns de seus ministros - que s� tomariam posse seis meses depois da elei��o.

Investiga��o da presidente Dilma
Na sequ�ncia, vem a explica��o de como foi feita a espionagem da presidente Dilma. "Goal" � o objetivo da opera��o: "melhorar a compreens�o dos m�todos de comunica��o e dos interlocutores da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e seus principais assessores".

O que eles chamam de "sementes" s�o os endere�os eletr�nicos e n�meros de telefones monitorados.

Um dos programa usados pela NSA � chamado de "DNI selectors" - que segundo outro documento vazado por Snowden, captura tudo o que o usu�rio faz na internet, incluindo o conte�do de e-mails e sites visitados.

Um gr�fico mostra toda a rede de comunica��es da presidente com seus assessores. No gr�fico, cada bolinha representa uma pessoa.

A imagem ampliada mostra que legendas ou nomes de quem teve a comunica��o interceptada foram apagados para a apresenta��o.

No documento, n�o h� exemplos de mensagens ou liga��es entre a presidente e seus ministros, como aconteceu quando o agora presidente do M�xico foi mencionado.

Mas na �ltima p�gina o documento diz que o m�todo de espionagem usado � "uma filtragem simples e eficiente que permite obter dados que n�o s�o dispon�veis de outra forma. E que pode ser repetido." Se pode ser repetido, tudo indica que foi levado a cabo.

Conclui, ainda, dizendo que a uni�o de dois setores da NSA teve sucesso contra alvos de alto escal�o: Brasil e M�xico. Alvos importantes, que sabem do perigo de espionagem e protegem sua comunica��o. Novamente, se houve sucesso � porque foram exemplos reais.

Comunica��es de brasileiros
No m�s passado, uma reportagem do jornal "O Globo", mostrada tamb�m no Fant�stico, revelou, com documentos vazados por Snowden, que os EUA interceptam milh�es de comunica��es de brasileiros.

Na ocasi�o, o embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, negou que e-mails e telefonemas de cidad�os brasileiros estivessem sendo espionados. Admitiu apenas que eram acessados os chamados metadados (o total de conex�es, que passavam pelo Brasil).

Falta de clareza
N�o est� claro se a intercepta��o das liga��es da presidente Dilma foi feita apenas com acesso �s redes de comunica��o, ou se houve participa��o de espi�es em territ�rio brasileiro.

James Bramford, especialista que escreveu tr�s livros sobre a NSA, falou com o Fant�stico, em Washington. Ele diz que a NSA tem espi�es nas embaixadas e consulados americanos pelo mundo.

"Temos uma grande embaixada em Bras�lia e um consulado no Rio de Janeiro. A NSA opera nesses pr�dios", afirmou. Antenas nas embaixadas podem interceptar sinais de microondas e telefones celulares, disse Bramford.

Ainda em Hong Kong, quando se encontrou com Glenn Greenwald, Edward Snowden comentou os documentos que envolvem a espionagem � presidente Dilma.

Ele disse o seguinte: "a t�tica do governo americano desde o 11 de setembro � dizer que tudo � justificado pelo terrorismo, assustando o povo para que aceite essas medidas como necess�rias. Mas a maior parte da espionagem que eles fazem n�o tem nada a ver com seguran�a nacional, � para obter vantagens injustas sobre outras na��es em suas ind�strias e com�rcio em acordos econ�micos".

No m�s passado a revista "�poca" publicou com exclusividade um documento comprovando que a espionagem americana � tamb�m comercial.

Trata-se de uma carta escrita pelo atual embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, em 2009, quando ainda era subsecret�rio de estado.

Ele agradece � NSA pelas informa��es repassadas � diplomacia americana antes da 5� C�pula das Am�ricas - um encontro entre os chefes de estado do continente para discutir assuntos comerciais e diplom�ticos da regi�o.

Na carta, Thomas Shannon escreveu: "mais de 100 relat�rios que recebemos da ag�ncia nos deram uma compreens�o profunda dos planos e inten��es dos outros participantes da c�pula e permitiram que nossos diplomatas estivessem bem preparados para aconselhar o presidente Obama em como lidar com quest�es controversas".

"Em quest�es comerciais, saber o que os outros est�o pensando antes das reuni�es multilaterais � como jogar p�quer sabendo quais as cartas de todos na mesa", disse Bramford.

Outro documento obtido com exclusividade pelo Fant�stico diz que uma divis�o inteira da NSA � dedicada � pol�tica internacional e atividades comerciais, com um setor encarregado de pa�ses da Europa Ocidental, Jap�o, M�xico e Brasil.
Um terceiro documento ultrassecreto enumera os desafios geopol�ticos dos Estados Unidos para os anos de 2014 a 2019. O surgimento do Brasil e da Turquia no cen�rio global � classificado como risco para a estabilidade regional.

E o Brasil aparece de novo, junto com outros pa�ses, como uma d�vida no cen�rio diplom�tico americano: nosso pa�s seria amigo, inimigo ou problema? Tamb�m s�o citados Egito, �ndia, Ir�, Turquia, M�xico.

"Quando o pa�s fica mais independente, mais forte, como o Brasil est� (...), competindo com os Estados Unidos, empresas americanas. E por causa disso, o governo americano est� pensando diferente sobre o Brasil", afirmou Glenn.

Fant�stico: por que Edward Snowden torna p�blicos esses documentos?

"Ele me disse: olha, eu acho que a privacidade do norte-americano � muito importante, mas tamb�m eu acho que o privacidade dos estrangeiros, das pessoas na Am�rica Latina, dos brasileiros, � muito importante tamb�m. A import�ncia � igual. E eu n�o quero proteger somente a privacidade do norte-americano. Eu quero proteger a de todas as pessoas."

Nesta semana, o jornal americano "Washington Post" publicou o or�amento secreto dos servi�os de espionagem americanos, o equivalente a R$ 126 bilh�es.

Rea��o do governo brasileiro

Neste domingo (1�), o ministro da Justi�a, Jos� Eduardo Cardozo, se reuniu com a presidente Dilma Rousseff para discutir a rea��o as novas revela��es de espionagem do governo americano. O governo brasileiro decidiu tomar tr�s medidas: o Minist�rio das Rela��es Exteriores vai chamar o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, para que ele d� novos esclarecimentos, vai cobrar explica��es formais do governo dos Estados Unidos e vai ainda recorrer aos �rg�os internacionais, como a ONU, para discutir a viola��o de direitos de autoridades e cidad�os brasileiros.

"Se forem comprovados esses fatos, n�s estamos diante de uma situa��o que � inadmiss�vel, inaceit�vel, por que eles qualificam uma clara viol�ncia � soberania do nosso pa�s. O Brasil cumpre fielmente com suas obriga��es e gostaria que todos os seus parceiros tamb�m as cumprissem e respeitassem aquilo que � muito caro para um pa�s que � a sua soberania", disse Cardozo.

O ministro esteve na semana passada nos Estados Unidos, onde se reuniu com o vice-presidente, Joe Biden. Ele levou a proposta de que as comunica��es s� sejam acessadas com autoriza��o da Justi�a e no caso de investiga��es criminais. A proposta n�o foi aceita.
Procuradas, as embaixadas dos Estados Unidos e do M�xico n�o se manifestaram.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir