Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-09-2013

Minas deve receber 27 profissionais cubanos do programa Mais Médicos
Profissionais serão distribuídos em 23 cidades do estado. Brasileiros que ficam em BH iniciam nesta quarta o curso de capacitação.
Minas deve receber 27 profissionais cubanos do programa Mais Médicos
Foto: www.otempo.com.br

Minas Gerais deve receber 27 médicos cubanos do programa Mais Médicos, do governo federal, segundo uma lista divulgada na tarde desta terça-feira (3) pelo Ministério da Saúde. Nesta quarta-feira (4), os médicos com diplomas brasileiros passam por curso de capacitação em Belo Horizonte.

Os profissionais cubanos serão distribuídos em 23 cidades do estado, e chegam ao Brasil a partir de uma parceria firmada entre o governo brasileiro e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Dos 400 médicos cubanos especialistas em atenção básica que foram selecionados para a primeira etapa do programa, 30 serão encaminhados a cidades do Sudeste. Jaboticatubas, na Região Central de Minas Gerais, vai receber o maior número de médicos cubanos do estado, três; seguido pelos municípios Icaraí de Minas e São João das Missões, que devem receber dois. Os outros 20 municípios mineiros selecionados receberão um médico cubano na primeira fase do programa.

Segundo o Ministério da Saúde, os cubanos devem passar pelo mesmo curso de capacitação que os outros estrangeiros e só serão encaminhados aos municípios se forem aprovados no curso.

Brasileiros
Os médicos com diplomas brasileiros que foram selecionados pelo programa do governo federal passam, a partir desta quarta-feira (4), por um curso de cinco dias de capacitação promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a secretaria, o curso, que vai durar 40 horas, aborda questões específicas do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Belo Horizonte, e o conteúdo foi montado para integrar os profissionais à rede municipal.

A secretaria explica, ainda, que durante o treinamento, serão ministradas palestras com especialistas e responsáveis do sistema de saúde da capital mineira.

Para trabalhar em Belo Horizonte, foram indicados 18 profissionais, entre brasileiros e estrangeiros. A data de apresentação dos médicos com diplomas brasileiros à Secretaria Municipal de Saúde foi nesta segunda-feira (2). Segundo o órgão, apenas um brasileiro não compareceu, sendo, então, desclassificado do programa.

Os nove intercambistas que vieram de outros países ainda passam pelo curso de capacitação do Ministério da Saúde, que tem duração de duas semanas. A apresentação destes médicos à secretaria municipal está programada para o dia 16 de setembro. Depois, eles devem passar pelo mesmo curso de capacitação em Belo Horizonte e, portanto, ainda devem demorar algumas semanas para iniciar os atendimentos na cidade.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir