Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-09-2013

Dilma cancela envio de equipe aos EUA
A suspens�o ocorre ap�s Dilma amea�ar, nos bastidores, recusar o convite do presidente Barack Obama para visita de Estado em outubro.
Dilma cancela envio de equipe aos EUA
Foto: midiacon.com.br

Bras�lia - A presidente Dilma Rousseff mandou cancelar o envio da equipe que embarcaria no pr�ximo s�bado, 7, para Washington para preparar sua visita de Estado em outubro. A suspens�o ocorre ap�s Dilma amea�ar, nos bastidores, recusar o convite do presidente Barack Obama por causa das suspeitas de espionagem sofrida pelo governo brasileiro.

A equipe precursora, formada por agentes de seguran�a, diplomatas e cerimonial da Presid�ncia, faz o primeiro reconhecimento para a visita, analisando quest�es de log�stica, hospedagem, transporte, rotas e instala��es em geral - e tamb�m a agenda prevista e os acordos que podem ser assinados.

Normalmente, a anteced�ncia n�o � t�o grande, mas a viagem era tratada como especial por quest�es de seguran�a.

O suspens�o da equipe precursora n�o significa que a viagem est� j� cancelada - h� tempo suficiente para remarc�-la, j� que a visita acontece apenas em 23 de outubro -, mas � uma demonstra��o, para o governo americano, do n�vel de desagrado no Pal�cio do Planalto.

A irrita��o da presidente com a revela��o de que ela pode ter tido mensagens eletr�nicas monitoradas continua grande, a ponto dela estar, segundo assessores, sem disposi��o de conversar com Obama em S�o Petersburgo, onde ambos participam da reuni�o do G20.

De acordo com um assessor, Dilma informou que, para que a presidente fosse convencida da import�ncia de confirmar a viagem era preciso, por exemplo, que os EUA pedissem desculpas pelas espionagens, se retratassem e assegurassem que n�o v�o mais fazer isso - o que � bastante improv�vel que aconte�a, dado os sinais negativos do governo Obama at� agora.

A decis�o definitiva sobre o cancelamento dever� aguardar que os americanos apresentem suas novas justificativas - dessa vez, exigidas por escrito. Setores do governo ainda defendem a viagem, mas Dilma espera uma resposta bastante diferente da recebida at� agora.

"Frustrante" e "decepcionante" foram os adjetivos usados pelo governo brasileiro para descrever o resultado da recente miss�o pol�tica do ministro da Justi�a, Jos� Eduardo Cardoso, que ouviu apenas "n�os" e vagas promessas de um grupo de trabalho entre os dois pa�ses - proposta n�o aceita pelo Brasil. As informa��es s�o do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir