Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-09-2013

Dilma e Obama podem conversar sobre espionagem, diz assessor
Encontro deve ser paralelo ao G20, em S�o Petersburgo,na R�ssia. EUA v�o tratar do tema com Brasil tamb�m por outros canais, segundo ele.
Dilma e Obama podem conversar sobre espionagem, diz assessor
Foto: g1.globo.com

O vice-assessor de seguran�a para comunica��es estrat�gicas da Casa Branca, Ben Rhodes, disse nesta quinta-feira (5) que o governo dos Estados Unidos vai "trabalhar" com o governo brasileiro para ter um "melhor entendimento" em rela��o �s den�ncias de que a presidente Dilma Rousseff foi espionada pela principal ag�ncia americana de intelig�ncia.

Rhodes afirmou que o presidente Barack Obama deve encontrar Dilma �s margens da reuni�o de c�pula do G20, em S�o Petersburgo, na R�ssia, para discutir essas quest�es.

Ele tamb�m disse que a Casa Branca vai continuar lidando com este problema atrav�s de outros "canais diplom�ticos e de intelig�ncia" com o Brasil.

Segundo o assessor, a Casa Branca considera a rela��o entre EUA e Brasil muito importante, n�o apenas para as Am�ricas, mas tamb�m em n�vel mundial.

Questionado sobre o pedido de desculpas feito pelo Itamaraty ao governo americano ap�s o vazamento dos documentos, Rhodes afirmou que o foco � certificar que o Brasil "entenda exatamente" a natureza dos esfor�os americanos de intelig�ncia.

Segundo ele, esse tipo de coleta de informa��es � feito, pelos EUA, em praticamente todos os pa�ses do mundo.

"Ent�o, esperamos dar passos para lidar com essas quest�es em uma base bilateral", disse a jornalistas.

No in�cio da tarde desta quinta, em Bras�lia, o vice-presidente da Rep�blica, Michel Temer, disse que o encontro entre Dilma e Obama na R�ssia "� poss�vel".

Questionado pela imprensa se Dilma e Obama conversar�o sobre espionagem em S�o Petersburgo, Temer disse n�o ter a confirma��o, mas que h� "gest�es nesse sentido". "� poss�vel que venha a acontecer. Eles est�o juntos l� no G20. Formal ou informalmente eu creio que conversar�o", afirmou.

O caso da espionagem a Dilma

Reportagens do jornal "O Globo" publicadas a partir de 6 de julho, com dados coletados por Snowden, mostraram que milh�es de e-mails e liga��es de brasileiros e estrangeiros em tr�nsito no pa�s foram monitorados.

Ainda segundo os documentos, uma esta��o de espionagem da NSA, principal ag�ncia de intelig�ncia dos EUA, funcionou em Bras�lia pelo menos at� 2002.

Os dados apontam ainda que a embaixada do Brasil em Washington e a representa��o na ONU, em Nova York, tamb�m podem ter sido monitoradas.
Outros pa�ses da Am�rica Latina tamb�m s�o monitorados, segundo os dados.
De acordo com o jornal, situa��es similares ocorrem no M�xico, Venezuela, Argentina, Col�mbia e Equador.
O interesse dos EUA n�o seria apenas em assuntos militares, mas tamb�m em rela��o a quest�es de petr�leo e da produ��o de energia.
A revista "�poca" tamb�m publicou reportagem sobre documento secreto que revela como os Estados Unidos espionaram ao menos oito pa�ses � entre eles o Brasil � para aprovar san��es contra o Ir�.
No dia 1� de setembro, o "Fant�stico" exibiu reportagem ,com base em documentos obtidos com exclusividade.
Os arquivos classificados como ultrassecretos, que fazem parte de uma apresenta��o interna da Ag�ncia de Seguran�a Nacional dos Estados Unidos, mostram a presidente Dilma Roussef, e o que seriam seus principais assessores, como alvo direto de espionagem da NSA.

Um c�digo indica isso.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir