Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 05-09-2013

Nova sonda da Nasa vai investigar "brilho estranho" no horizonte da Lua
Em 1972, miss�o Apollo 17 observou fen�meno antes de nascer do Sol. Ocorr�ncia � misteriosa porque sat�lite n�o tem atmosfera para refletir luz.
Nova sonda da Nasa vai investigar
Foto: g1.globo.com

Mais de 40 anos ap�s a �ltima visita de astronautas da miss�o Apollo � Lua, a ag�ncia espacial americana (Nasa) prepara o lan�amento de uma pequena nave rob�tica para investigar uma das mais bizarras descobertas desses exploradores.

Na �poca, em 1972, a tripula��o relatou ter visto um "brilho estranho" no horizonte lunar logo antes do nascer do Sol. O fen�meno, esbo�ado em um caderno por Eugene Cernan, comandante da Apollo 17, era inesperado, j� que a Lua n�o tem uma atmosfera que possa refletir a luz do Sol.

Os cientistas come�aram, ent�o, a suspeitar que a poeira da superf�cie lunar estivesse eletricamente carregada e, por algum motivo, se erguesse do ch�o, teoria que ser� testada pelo Experimento de Atmosfera e Poeira Lunar (Ladee, na sigla em ingl�s).

O lan�amento da sonda est� programado para as 23h27 desta sexta-feira (6), ou 0h27 deste s�bado (7) pelo hor�rio de Bras�lia, numa instala��o da Nasa na Ilha Wallops, no estado da Virg�nia.

A nave vai estudar, al�m da poeira, o "envelope" gasoso em torno da Lua, t�o fino que parece exagero cham�-lo de "atmosfera" � os cientistas usam o termo exosfera. Os cientistas acreditam que algumas dessas descobertas poder�o explicar tamb�m os ambientes de Merc�rio, dos asteroides e de outros corpos celestes.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir