Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-09-2013

China apela aos EUA que reconsiderem intervenção na Síria
À margem da reunião dos líderes do G20, o presidente chinês aconselhou Obama a não avançar para um ataque militar.
China apela aos EUA que reconsiderem intervenção na Síria
Foto: AFP

O presidente da China, Xi Jinpin, aconselhou o seu homólogo norte-americano, Barack Obama, a resolver a crise na Síria através de uma solução política e afastar um ataque militar, avançou hoje a agência Xinhua.

"A solução política é o único caminho certo para resolver a crise na Síria. Um ataque militar não resolve raiz do problema ", afirmou o presidente chinês citado por aquela agência noticiosa que dá conta desta declaração à margem da reunião do G20 que se realiza em São Petersburgo na Rússia.

"Esperamos que certos países reflictam melhor antes de agirem", disse Jinpin. Os líderes G-20 constataram, durante o jantar de quinta-feira na sua cimeira, as divisões que mantêm quanto a uma eventual intervenção militar na Síria. A cristalização das tensões entre o Presidente norte-americano, Barack Obama, e o russo, Vladimir Putin, condensou estas divisões.

O chefe do governo italiano, Enrico Letta, cujo país rejeita qualquer acção sem um mandato da Organização das Nações Unidas (ONU), informou, através da sua conta na rede social Twitter, que o jantar tinha "confirmado as divisões a propósito da Síria".

O mínimo denominador comum encontrado pelos líderes do Grupo dos 20 foi a simples condenação do uso de armas químicas. Os EUA e os seus aliados, como a França, acusam o regime do Presidente Bachar al-Assad de ter morto com estas armas centenas de civis em 21 de Agosto passado.

Mas para os opositores a uma intervenção militar externa, como a Russa, os rebeldes também usam estas armas. Vladimir Putin, apoiante do regime de Damasco, tinha decidido transformar este jantar, que acabou cerca da 01:00 locais (22:00 de Lisboa), numa tribuna aberta sobre a crise síria, em que cada um se exprimia sobre o assunto, mas sem procurar necessariamente um acordo. A guerra na Síria menorizou os temas económicos, abordados habitualmente no G-20.

Fonte: economico.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir