Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 09-09-2013

Chile pede extradição de uruguaio que ficou 4 meses perdido nos Andes
Raúl Gómez responde por denúncia de abuso sexual de menores. Ele sobreviveu precariamente vivendo de açúcar e uvas passas.
Chile pede extradição de uruguaio que ficou 4 meses perdido nos Andes
Foto: g1.globo.com

A promotoria do Chile pediu nesta segunda-feira (9) a extradição do uruguaio de 58 anos que ficou quatro meses perdido na Cordilheira dos Andes. Ele tem uma ordem de detenção pendente no país por um caso de abuso sexual.

"A Promotoria do Centro Norte pediu a extradição do motorista uruguaio extraviado na Cordilheira dos Andes, Raúl Gómez Cincunegui, que foi processado pelo delito de abuso sexual de menores", disse a instituição em comunicado.

Gómez havia sido encontrado vivo neste domingo (8) no interior de um refúgio em uma montanha da província argentina de San Juan, na fronteira com o Chile.

As acusações contra ele foram feitas em abril, segundo as autoridades.

Ele recupera-se, com a família, no hospital.

"É um milagre", afirmou o governador de San Juan, José Luis Gioja.

Gioja confirmou que Raúl Gómez Cincunegui, de 58 anos, foi hospitalizado com sinais de desidratação avançada, segundo a agência Télam. De acordo com os policiais, o homem sobreviveu se alimentando de açúcar e uvas passas, alimentos deixados nos abrigos de montanha.

Cincunegui havia realizado uma viagem de motocicleta do Uruguai até o Chile, onde seu veículo quebrou, o que o levou a decidir cruzar os Andes a pé.

De acordo com seu relato, as fortes nevascas acabaram por desorientá-lo e ele se perdeu a mais de 4.000 metros de altura. Em julho passado, as buscas por ele haviam sido suspensas devido a fortes tempestades de neve.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir