Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-09-2013

Branco de olhos verdes é aprovado através de cotas para Itamaraty
Em julho, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou que a instituição é uma das mais discriminatórias do país.
Branco de olhos verdes é aprovado através de cotas para Itamaraty
Foto: midiacon.com.br

A divulgação da lista dos aprovados na primeira fase do processo seletivo para o Instituto Rio Branco, que seleciona os candidatos que servirão nos quadros da diplomacia brasileira, causou polêmica.

Isso porque dentre os dez candidatos aprovados dentro das cotas para afrodescendentes está Mathias de Souza Lima Abramovic, que é branco de olhos verdes.

Para concorrer nas cotas, basta que o candidato se declare afrodescendente. Não há verificação. Tampouco o edital do processo seletivo define os critérios para concorrer como afrodescendente. Morador do Rio, Mathias ficou com nota final 47.50, quase dois pontos a menos que o último candidato aprovado na livre concorrência.

Mathias é médico com CRM ativo. Em 2011, ele também chegou a ser aprovado na primeira fase do concurso, mas na época ainda não havia o benefício das cotas previsto no edital.

A questão racial é delicada no Itamaraty. Em julho, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou que a instituição é uma das mais discriminatórias do país.

O próprio Barbosa prestou o concurso, mas foi reprovado nos exames orais, que, segundo ele, davam margem para critérios subjetivos de avaliação e serviam para "eliminar os indesejados"

Fonte: www.correio24horas.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir