Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-09-2013

Itamaraty mantém candidato branco aprovado por cota racial
De acordo com o jornal, Mathias de Souza Lima Abramovic foi um dos 10 aprovados na primeira fase do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD) dentro das cotas para afrodescendentes.
Itamaraty mantém candidato branco aprovado por cota racial
Foto: midiacon.com.br

Para que o candidato concorra às cotas, basta que se declare negro ou pardo, não havendo nenhum tipo de verificação.

Por ser uma prova muito concorrida - 6.490 pessoas brigam por uma das 30 vagas -, outros candidatos se sentiram prejudicados com a aprovação de Mathias, que preferiu não dar entrevista à reportagem do jornal.

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que manterá a aprovação do candidato, já que a "afrodescendência é declaratória" em seu processo seletivo, não havendo verificação ou punição prevista no edital do concurso para o candidato que possa agir de má-fé. De acordo com o Itamaraty, os candidatos que se sentirem prejudicados podem recorrer à Justiça.

O benefício é válido apenas para a primeira fase do concurso, que seleciona as 100 maiores notas para a segunda etapa. Segundo o jornal, Mathias ficou com nota final 47.50, quase dois pontos a menos que o último candidato aprovado sem a utilização das cotas.

Fonte: www.correiodoestado.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir