Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-09-2013

Mortalidade infantil no Brasil cai 77% em 22 anos, aponta Unicef
A mortalidade infantil no Brasil caiu 77% entre 1990 e 2012, de acordo com o Relat�rio de Progresso 2013 sobre o Compromisso com a Sobreviv�ncia Infantil: Uma Promessa Renovada, do Fundo das Na��es Unidas para a Inf�ncia (Unicef).
Mortalidade infantil no Brasil cai 77% em 22 anos, aponta Unicef
Foto: diariodigital.sapo.pt

Segundo o estudo, em 1990, a taxa de mortalidade infantil no Brasil era 62 para cada mil nascidos vivos. Em 2012, o n�mero caiu para 14, o que coloca o pa�s em 120� lugar no ranking entre mais de 190 pa�ses. A lista � decrescente e quanto mais � frente, maior o �ndice de mortalidade.

A taxa de mortalidade infantil calcula a probabilidade de morte entre o nascimento e os 5 anos de idade a cada mil nascimentos. Ela comp�e a expectativa de vida ao nascer, que faz parte do �ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Programa das Na��es Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e � um dos indicativos mais usados para mensurar o desenvolvimento dos pa�ses e nortear a elabora��o de pol�ticas p�bicas.

O Brasil teve melhora em todos os �ndices apurados. No ranking do Unicef, o pa�s est� atr�s de outros desenvolvidos como Finl�ndia, Jap�o, Cingapura, Noruega e Isl�ndia � primeira colocada no ranking. Os cinco pa�ses com os piores �ndices de mortalidade infantil est�o no continente: Serra Leoa, Angola, Chade, Som�lia e Congo.

Carolina Sarres e Yara Aquino
Rep�rteres da Ag�ncia Brasil
Edi��o: Denise Griesinger

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir