Categoria Policia  Noticia Atualizada em 14-09-2013

Jovem que levou canivete à briga é indiciada por morte de menina em MS
Arma foi utilizada por adolescente para matar estudante durante confusão. Advogada diz que as garotas agiram em legítima defesa.
Jovem que levou canivete à briga é indiciada por morte de menina em MS
Foto: g1.globo.com

Dafne de Lima, 18 anos, foi indiciada como coautora da morte da estudante Luana Vieira ocorrida durante briga na saída de uma escola de Campo Grande, na quarta-feira (11). A jovem, segundo a delegada responsável pelo caso, Regina Márcia Rodrigues, levou ao local do assassinato o canivete que depois foi usado por uma adolescente de 16 anos para atingir a vítima. A advogada que representa as duas envolvidas, Edelária Gomes, diz que suas clientes agiram em legítima defesa.

Regina disse ao G1 que os depoimentos que as garotas prestaram nesta sexta-feira (13) mais as imagens da confusão gravadas por outros jovens foram fundamentais para resolver o caso. Dafne era amiga da adolescente suspeita de atingir a vítima e não estudava na mesma escola em que ela e Luana.

No vídeo, Dafne aparece de camiseta branca e bermuda jeans, chega no local depois que a vítima, que está de casaco vermelho, já havia batido na rival (de camiseta azul e mochila rosa).

Nas imagens é possível ver que Dafne começa a agredir Luana segurando nas mãos o canivete, até o momento fechado. Em um determinado momento, a arma escapa e as duas passam a puxar os cabelos uma da outra, sendo separadas por um homem, que segundo a delegada é professor na escola.

Durante o tumulto, um garoto, que segundo Regina tem 11 anos, recolhe a arma do chão. Aproveitando o momento em que Luana e Dafne eram contidas, a adolescente pega o canivete das mãos do jovem e esfaqueia a vítima.

Versões
A adolescente suspeita de esfaquear Luana disse à polícia que por volta das 9h as duas discutiram por conta do cheiro do perfume que a vítima usava. As duas, segundo a delegada, marcaram uma briga para depois da aula. Regina contou ao G1 que a garota relatou ter mandado uma mensagem para o celular da Dafne avisando da briga. Edelária disse ao G1 que a briga, segundo as clientes dela, não foi planejada.
O pai de Dafne, Paulo Lima, 42 anos, disse que ouviu da filha que ela não tinha nada a ver com a confusão. "Ela contou para mim que foi até a escola buscar uma amiga e na chegada, se deparou com a briga, com a humilhação que ela [menor] estava sofrendo. Ela entrou para defender"

Já Dafne confirma que é amiga da suspeita, mas disse à polícia que foi até a escola buscar uma criança que estava cuidando e só viu a mensagem no caminho. Ela relatou ainda que tinha o costume de carregar o canivete e por isso estava com a arma em mãos quando chegou ao local onde havia a confusão.

Segundo Regina, Dafne relatou que ao ver a amiga envolvida na briga, quis defendê-la e por isso agrediu Luana. "Com a análise dos vídeos e os depoimentos, vimos que quando a maior de idade chegou ao local da briga, já estava com o canivete", afirma a delegada.

De acordo com a polícia, as meninas afirmam que já havia desentendimentos entre elas e que a vítima era integrante de gangue. As duas dizem ainda que perderam o canivete e os celulares.

Responsabilidade
O professor que aparece nas imagens, segundo Regina, também será investigado. Há suspeita de que ele tenha incentivado a briga. "Tivemos informações de que ele teria incitado ".

Para Regina, o motivo da briga aliado ao comportamento dos outros jovens torna a situação ainda mais preocupante. "Todos os adolescentes ali filmando, incentivando e não se juntaram para separar. Eles estavam mais preocupados em filmar a briga", afirma.

Dafne foi responsabilizada por homicídio doloso qualificado por motivo fútil e pelo uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Ela responderá em liberdade, assim como a adolescente, cujas declarações foram encaminhadas à Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e a Juventude (Deaij), que estudará o caso.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir