Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-09-2013

Gesto obsceno de rival de Merkel provoca controvérsia
A até agora pouco vibrante campanha na Alemanha ganhou impulso ontem, na reta final para as eleições de 22/09, movimentada pela queda na intenção de voto da favorita Angela Merkel e por um gesto provocador de seu rival social-democrata, Peer Steinbrück.
Gesto obsceno de rival de Merkel provoca controvérsia
Foto: www.abola.pt

O candidato à chefia do governo alemão virou hit na internet ao aparecer com o dedo do meio em riste na capa de um suplemento do jornal "Süddeutsche Zeitung".

A imagem com o gesto obsceno fazia parte de uma seção tradicional da publicação em que personalidades são desafiadas a responder com fotos, mas sem palavras, as perguntas dos jornalistas.

Steinbrück foi questionado se se importava de ser chamado de "Peer-gafe" e "Peerlusconi", apelidos do ex-ministro das Finanças de Merkel que é conhecido pela profusão de gafes na carreira política.

"Falar de forma direta nem sempre requer usar palavras. Por exemplo, quando alguém é perguntado sobre notícias velhas, e não sobre questões realmente importantes", defendeu-se Steinbrück.

"Não tenho palavras", brincou a porta-voz do governo Merkel, Steffen Seibert, ao ser perguntada da foto.

Pesquisa
Já no cenário eleitoral, é Merkel quem no momento busca holofotes para assegurar a maioria para sua coalizão centro-direitista.

A pesquisa mais recente da televisão pública alemã "ZDF" aponta vantagem mínima para o bloco frente a uma hipotética aliança opositora de social-democratas, verdes e a extrema-esquerda.

Pelo levantamento, considerado o mais confiável do país, a União Democrata-Cristã de Merkel e a União Social-Cristã da Baviera (CDU/CSU) obteriam 40%, baixa de um ponto em relação à semana anterior. O aliado Partido Liberal segue com 6%, somando 46% para a coalizão.

O SPD de Steinbrück tem 26%, e os verdes, 11%.

Com o Partido de Esquerda (8%), o bloco chegaria a 45%, em situação de empate técnico com o governo.

Fonte: tnonline.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir