Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-09-2013

Lula se emociona em discurso ao falar sobre Gushiken em SP
Ex-presidente participou nesta manh� de evento do PT na capital paulista. Nesta tarde, ele deve comparecer ao vel�rio do amigo.
Lula se emociona em discurso ao falar sobre Gushiken em SP
Foto: www.correio24horas.com.br

O ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva chorou na manh� deste s�bado (14) ao lembrar do ex-ministro Luiz Gushiken durante o encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), na quadra dos Banc�rios, em S�o Paulo. Ele fez um discurso no qual mencionou a atua��o do amigo, que morreu na noite de sexta-feira (13). A expectativa � que Lula compare�a nesta tarde ao vel�rio, que acontece no Cemit�rio do Redentor, no Sumar�, Zona Oeste da capital paulista.

Gushiken morreu aos 63 anos na noite desta sexta-feira (13) no hospital S�rio-Liban�s, em S�o Paulo. O ex-ministro das Comunica��es do governo Lula e fazia tratamento contra c�ncer no est�mago desde 2002 e morreu em decorr�ncia da doen�a.
O corpo de Gushiken chegou �s 7h20 ao cemit�rio. O filho Guilherme Gushiken, 30, pediu que a imprensa n�o acompanhe o vel�rio dentro da sala. A presidente Dilma Rousseff deve chegar a S�o Paulo por volta das 14h30 para participar do vel�rio, como informou o Planalto.

Gushiken conheceu Lula quando ainda era secret�rio-geral do sindicato, na d�cada de 70. Depois, foi presidente nacional do PT (1988 a 1990) e duas vezes coordenador da campanha de Lula a presidente (1989 e 1998).

Gushiken foi ministro da Secretaria de Comunica��o do governo Luiz In�cio Lula da Silva Lula. Ele exerceu tr�s mandatos de deputado federal pelo PT (1987-1990, 1991-1994 e 1995-1999).

Banc�rio, Gushiken foi fundador e dirigente do PT e da Central �nica dos Trabalhadores (CUT). Exerceu a coordena��o de campanhas presidenciais de Lula e, no ano passado, foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por falta de provas, da acusa��o de crime de peculato no julgamento do mensal�o. A absolvi��o de Gushiken foi pedida pelo ent�o procurador-geral da Rep�blica, Roberto Gurgel.

O ex-ministro foi acusado de peculato (delito cometido por servidor contra a administra��o p�blica) ap�s depoimento de Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing e Comunica��o do Banco do Brasil, que disse ter agido a mando de Gushiken no esquema que teria desviado, entre 2003 e 2004, R$ 73,8 milh�es do Fundo de Investimento da Companhia Brasileira de Meios de Pagamento (Visanet).

O dinheiro seria uma das fontes de recursos p�blicos do chamado "valerioduto", esquema pelo qual eram repassados recursos a parlamentares como pagamento pelo apoio pol�tico ao governo Lula em vota��es no Congresso, segundo o entendimento dos ministros do Supremo.
Gushiken sempre negou as acusa��es e, em sua defesa, sustentou que n�o eram da sua al�ada os recursos do fundo da Visanet.

Depois de deixar a Secretaria de Comunica��o, Gushiken passou a ocupar a chefia do N�cleo de Assuntos Estrat�gicos (NAE) da Presid�ncia da Rep�blica, de onde se demitiu em novembro de 2011.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir