Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-09-2013

Médicos Cubanos do Programa Mais Médicos participam de acolhimento
Durante a próxima semana, de 16 a 20, o grupo de médicos cubanos e brasileiros que irão chegar ao Estado no sábado, 14, participam de uma vasta programação que inclui palestras e visita às Unidades Básicas de Saúde.
Médicos Cubanos do Programa Mais Médicos participam de acolhimento
Foto: www.jb.com.br

A abertura da programação está marcada para as 9h, no auditório do Hotel Turim, em Palmas.

A intenção da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é apresentar a estrutura do Estado em Saúde, situação da saúde no Estado, sistema de informação e regulação, aspectos e características do processo de regionalização, implantação das redes de atenção, conselhos de saúde e também haverá visitas guiadas as Unidades Básicas de Saúde em Palmas.

Já na sexta-feira, 20, haverá o encontro com os prefeitos e secretários dos municípios que receberão os profissionais do Programa e apresentação das características de cada município.

Neste sábado, 14, às 10h, o Governador Siqueira Campos receberá os profissionais do programa Mais Médicos, do governo federal, no Palácio Araguaia. Ao todo serão 18 profissionais médicos que vão trabalhar no interior do Tocantins.De acordo com a secretaria de Estado da Saúde, Vanda Paiva, os médicos estrangeiros que chegam neste sábado ao Estado vão reforçar o trabalho de saúde realizado pelos médicos que já trabalham no Tocantins.

A chegada dos profissionais estrangeiros, a maioria de Cuba, faz parte do programa do governo federal que tem o objetivo de promover a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme informações do Ministério da Saúde, o programa Mais Médicos é parte dessa estratégia de melhoria no atendimento que prevê, também, mais investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde.

Modelo tocantinense A chegada dos profissionais estrangeiros no Tocantins, a maioria de Cuba, faz parte do programa do governo federal em todo o País, contudo, não é novidade para os tocantinenses. No final dos anos 1990, profissionais cubanos desembarcaram no Estado para atender a população do interior. Na época, os médicos chegaram ao Tocantins depois de um acordo entre o governo de Fidel Castro e o então Governador do Estado, Siqueira Campos, para beneficiar o sistema de saúde tocantinense.

Agora, a expectativa é que, da mesma forma que entre 1998 e 2005, a acesso ao atendimento de saúde seja ampliado para a população do interior do Estado.

Municípios contemplados Arraias, Santa Rosa do Tocantins, Caseara,
Recursolândia, Esperantina, Maurilândia do Tocantins, Goiatins, Sampaio, Santa Maria do Tocantins, Ponte Alta do bom Jesus, Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito e Centenário.


Programação

Dia 16/09/2013 (segunda)
Manhã- Roda de conversa com os profissionais com participação de representantes da ESAU, COSEMS, CES, DSEI, MS e SEMUS- Palmas.
12:00 – 14:00 – ALMOÇO
Tarde – Apresentação da estrutura da Saúde do Tocantins.

Dia 17/09/2013 (terça)
Manhã – Situação de Saúde do Estado e Regionalização do Tocantins Tarde- Regulação e Fluxo de acesso aos serviços de saúde no Estado do Tocantins.
- Apresentação da Política Nacional da Atenção Básica no Tocantins.

Dia 18/09/2013 (quarta)
Manhã - Situação da implantação das Redes de Atenção à Saúde no Estado.
Tarde- Panorama Epidemiológico do Estado do Tocantins

Dia 19/09/2013(quinta)
Manhã e Tarde – Visita guiada às Unidades Básicas de Saúde do município de Palmas.

Dia 20/09/2013 (sexta)
Manhã - Encontro com os gestores municipais de saúde dos municípios contemplados do programa mais médicos/ Apresentação das características de cada município

Fonte: surgiu.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir