Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-09-2013

Em Uberlândia, evento do Pronatec antecipa palanque para eleição 2014
A formatura de 2.634 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) serviu, nesta sexta-feira (13) como uma espécie de prévia do palanque mineiro da presidente Dilma Rousseff (PT) à provável candidatura à reeleição no ano que
Em Uberlândia, evento do Pronatec antecipa palanque para eleição 2014
Foto: www.correiodeuberlandia.com.br

Na primeira vez em Uberlândia após tomar posse no cargo, em janeiro de 2011, a presidente sentou-se ao lado do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), que é o nome consensual do PT para a disputa ao governo de Minas Gerais em 2014. O potencial candidato petista, no entanto, não discursou.

O uso do púlpito ficou restrito ao prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado (PT), à ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que é formada em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e à presidente Dilma. No discurso, ela fez menção ao ministro e virtual candidato ao governo de Minas. "O ministro mineiro, que vocês conhecem, o nosso ministro Pimentel, é o ministro do emprego", discursou a presidente.

O local do evento também remete, mesmo que indiretamente, à disputa da eleição no ano que vem. A solenidade presidencial foi realizada no Ginásio do Sabiazinho (Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves), obra construída e inaugurada pelo ex-governador de Minas Aécio Neves (PSDB). O atual senador é o nome mais cotado dos tucanos para concorrer com a presidente Dilma no ano que vem.

PIB

No discurso da presidente, no entanto, o tom não foi de confrontação política com os adversários tucanos, que, atualmente, administram o Estado onde ela também nasceu. Ela, no entanto, pontuou diferenças do país atualmente, com o "Brasil antigo", segundo ela, referindo ao período anterior ao governo do PT. "Estamos dando mais um passo para nosso país, que antes era um dos lugares mais desiguais do mundo, mas, cada vez que eu venho numa formatura assim, eu sei que estamos garantindo essa luta contra a desigualdade. Transformar o Brasil sem miséria é um processo irreversível. São dois caminhos: educação e emprego", afirmou a presidente Dilma Rousseff.

Se os assuntos políticos ficaram em segundo plano, a presidente pontuou o discurso com elementos econômicos e sociais. "País rico é país sem miséria. Não basta o PIB (Produto Interno Bruto) melhorar, a saúde tem que melhorar, temos que trazer mais médicos para atender a população. Não basta o PIB crescer se não há empregos de melhor qualidade. Viva vocês, parabéns para todos os formandos! Boa sorte e que os empregos que vocês obtenham melhorem a renda das suas famílias, que seja o começo, que a renda cresça mais e que os empregos sejam melhores.

Fonte: www.correiodeuberlandia.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir