Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-09-2013

Rússia concorda que Síria enfrentará consequência se não cooperar
Pelo acordo, Síria tem uma semana para entregar dados sobre arsenal. EUA, Grã-Bretanha e França desejam "resolução forte" no Conselho.
Rússia concorda que Síria enfrentará consequência se não cooperar
Foto: AFP

Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Rússia concordaram que a Síria deve enfrentar consequências se não cumprir totalmente com a resolução da ONU para entregar seu arsenal de armas químicas, disse o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, nesta segunda-feira (16).

"Se (o presidente sírio, Bashar al) Assad não cumprir o prazo para cumprir os termos, não se enganem, estamos todos de acordo --e isso inclui a Rússia-- que haverá consequências", disse Kerry em entrevista coletiva em Paris com os seus colegas francês e britânico.

Pelo acordo firmado entre Estados Unidos e Rússia, a Síria terá de entregar em uma semana informação sobre seu arsenal de armas químicas para evitar um ataque. Se a Síria não cumprir os procedimentos para eliminar suas armas químicas, a ameaça de uso de força será incluída em uma resolução do Conselho de Segurança da ONU.

Segundo a agência de notícias France Presse, Estados Unidos, Grã-Bretanha e França desejam obter nos próximos dias uma "resolução forte" do Conselho de Segurança da ONU. "Uma resolução com a previsão de consequências sérias se não for aplicada", disse o chanceler francês, Laurent Fabius, em uma entrevista coletiva ao lado dos chefes da diplomacia americana e britânica, John Kerry e William Hague.

Os três se reuniram em Paris depois do acordo obtido no sábado por Rússia e Estados Unidos sobre o desarmamento químico da Síria.

As autoridades sírias "estão pressionadas para que apliquem integralmente este acordo. O mundo deve estar disposto a tirar conclusões se não o fizerem", afirmou William Hague.

Oposição
O ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, disse nesta segunda que talvez seja hora de considerar forçar os opositores de Bashar al-Assad particepem de uma conferência internacional de paz, ao invés de apenas pedir para que eles compareçam.

Segundo a agência Reuters, Sergei Lavrov também disse que qualquer pedido para mudar a resolução da ONU ameaçando uma possível punição à Síria mostraria "falta de compreensão" do acordo para a Síria abandonar armas químicas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir