Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-09-2013

Nova embaixadora dos Estados Unidos chega a Brasília
Ela não quis comentar viagem de Dilma aos EUA nem casos de espionagem. Liliana Ayalde afirmou que é tempo de oportunidades entre os dois países
Nova embaixadora dos Estados Unidos chega a Brasília
Foto: g1.globo.com

A nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, chegou nesta segunda-feira (16) pela manhã a Brasília.

A nova embaixadora inicia o trabalho no país em um momento em que a relação diplomática Brasil- Estados Unidos discute as denúncias de que as ações de espionagem do governo norte-americano tinham entre alvos brasileiros a presidente Dilma Rousseff e a Petrobras.

Ayalde conversou com jornalistas no desembarque e foi perguntada sobre as denúncias de espionagem, mas não quis comentar o assunto. Ela também não quis falar sobre sobre o possível cancelamento da viagem da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos em outubro. "Eu vou poder falar com vocês depois. Eu estou apenas chegando", afirmou.

Aos jornalistas, ela se disse ansiosa para conhecer melhor o Brasil e afirmou que o momento é de oportunidades na relação entre o país e os EUA. "Este é um tempo muito importante em nossas relações cheio de oportunidades e possibilidades. Juntos, estou certa que podemos expandir e aprofundar os laços que existem entre nossas duas importantes e grandes nações. Nesses próximos anos, espero engajar com o povo e o governo do Brasil para construir uma parceria estratégica mais forte para o século XXI", afirmou.

O Senado dos EUA confirmou o nome de Ayalde como embaixadora no Brasil em 1º de agosto.

Ela vai substituir Thomas Shannon, que ficou no cargo de 2010 até este ano.

A posse ainda não tem data marcada. Para começar a exercer a função, Ayalde ainda deve aguardar a cerimônia em que receberá as credenciais da presidente Dilma.

Perfil

Ayalde, natural do Estado norte-americano de Maryland, é casada e tem duas filhas. Segundo a embaixada norte-americana, ela é fluente em português e espanhol. Formou-se em Artes pela Universidade Americana em Washington e fez mestrado em Saúde Pública pela Universidade Tulane, na Louisiana.

Ela começou a carreira diplomática em 1982. Na sua carreira internacional, passou por países como Bangladesh, Guatemala, Nicarágua, Bolívia e Colômbia.

Antes de vir exercer o cargo de embaixadora no Brasil, ela supervisionava relações bilaterais dos Estados Unidos com Cuba, Caribe e América Central.

Anteriormente serviu como vice-administradora sênior adjunta da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAI) para a América Latina e o Caribe, com ênfase em programas de assistência no Haiti, México e Caribe. Entre 2008 e 2011, foi embaixadora dos Estados Unidos no Paraguai.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir