Categoria Economia  Noticia Atualizada em 17-09-2013

Petrobras assina contrato da P-75 e P-77
Com a presen�a da presidente Dilma, e da presidente da Petrobras, Maria das Gra�as Silva Foster, foi assinado ontem, no Pal�cio Piratini, em Porto Alegre, o contrato para constru��o das plataformas P-75 e P-77 com o Cons�rcio RIG
Petrobras assina contrato da P-75 e P-77
Foto: www.diariodolitoral.com.br

, formado pelas empresas Queiroz Galv�o, Camargo Correa e Iesa.

A presidente da Rep�blica lembrou que h� 10 anos ningu�m acreditava que o Brasil pudesse ter um p�lo naval.

- O Rio Grande do Sul hoje tem um polo naval que mostra a capacidade e a for�a de uma pol�tica que decidiu que era poss�vel sim produzir no Brasil - afirmou a presidente, ressaltando ainda a import�ncia do crescimento da ind�stria brasileira de fornecedores do segmento de petr�leo e g�s.

A presidente da Petrobras disse que a companhia concluir� em 2013 oito plataformas que ajudar�o no cumprimento da meta de dobrar a produ��o at� 2020.

- Temos 90% contratado para que em 2020 tenhamos o dobro do que produzimos hoje, ou seja, 4,2 milh�es de barris - afirmou Gra�a, que tamb�m elogiou a ind�stria naval brasileira: "a curva de aprendizagem � espetacular. Estamos muito pr�ximos de voltar a ser um dos maiores centros de excel�ncia no mundo".

Os FPSOs (plataforma que produz, armazena e transfere petr�leo na sigla em ingl�s) P-75 e P-77, com capacidade de produ��o de 150 mil barris por dia cada, ser�o instalados nos blocos da Cess�o Onerosa, no pr�-sal da Bacia de Santos, junto com outras duas unidades similares, a P-74 e a P-76. O Cons�rcio RIG ser� respons�vel pela constru��o de m�dulos e integra��o de ambas plataformas. Os servi�os ser�o executados no estaleiro Hon�rio Bicalho, em Rio Grande.

Os navios destinados � convers�o dos cascos da P-75 e da P-77 est�o no Estaleiro Cosco, na China, passando por servi�os de prepara��o do casco, e devem chegar ao Rio de Janeiro (RJ) no segundo semestre de 2014, onde ser�o realizados os trabalhos de convers�o, no Estaleiro Inha�ma. Ap�s conclu�da esta etapa, os cascos seguem para Rio Grande. A P-75 deve chegar a Rio Grande no segundo semestre de 2015 e a P-77, no primeiro semestre de 2016. A expectativa � que sejam gerados aproximadamente 4.400 empregos diretos e indiretos no pico das atividades. O conte�do nacional contratual previsto � de 65% a 71%.

Fonte: www.monitormercantil.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir