Categoria Policia  Noticia Atualizada em 17-09-2013

"Papo tenso", postou garota sobre mãe suspeita de matá-la em
Giovanna Victorazzo escreveu mensagem na web no dia 8 de setembro. Adolescente de 14 anos e irmã foram encontradas mortas no sábado (14).

Foto: g1.globo.com

A adolescente Giovanna Knorr Victorazzo, de 14 anos, publicou em seu perfil no Twitter que teve um "papo tenso" com a mãe, no dia 8 deste mês. A garota e a irmã Paola, de 13 anos, foram encontradas mortas na casa onde moravam com a mãe, no Butantã, na Zona Oeste de São Paulo, no sábado (14). "Tive um papo tenso com minha mae, senhor" (sic), escreveu Giovanna.

A mãe, Mary Vieira Knorr, de 53 anos, é a principal suspeita pelos crimes. As adolescentes tinham sinais de asfixia. A Polícia Técnico-Científica irá apontar se elas foram esganadas ou inalaram gás tóxico - o botijão estava aberto.

De acordo com a Polícia Civil, Mary confessou o crime aos policiais militares que a encontraram, mas não explicou o motivo que a levou a matar as filhas. Ela foi presa em flagrante e indiciada por duplo homicídio.

As garotas teriam sido mortas entre quinta-feira (12) e sexta-feira (13), segundo informou nesta terça-feira (17) ao G1 o delegado Olívio Gomes Lyra, adjunto do 14º Distrito Policial, em Pinheiros. O cachorro de estimação da família também estava morto, com um saco na cabeça.

"Todos os indícios apontam para a mãe das meninas como a responsável pelas mortes. A investigação vai reunir essas informações nas redes sociais para tentar traçar um perfil da assassina", disse o delegado Olívio Lyra.

Na véspera do dia em que supostamente foi morta com a irmã, Giovanna publicou no Twitter, em 11 de setembro, que não iria à escola. "Ta, amanha nao irei para a escola, minha mae aida nao sabe disso" (sic).

"Gente, ninguem me entende quando eu falo q queria morrer e ver a reação das pessoas aqui na terra, sempre quis ver varias coisas." (sic), escreveu a adolescente em um outro post no microblog, do dia 8 de setembro.

Outras redes sociais

Na rede social Ask.fm, onde usuários postam perguntas de forma anônima, Giovanna comentou sobre o humor da mãe. Há um ano, Giovanna disse que tentaria ligar para uma amiga. "Se minha mãe não se irritaar cmg hoje eu ligo, se ela tiver calminha, aí eu ligo... tô com medo é de ela não deixar" (sic), escreveu.

A adolescente admitiu já ter pensado fugir de casa, sem especificar o motivo. "Já fugiu de casa???‎", perguntou um colega na ask. "Não. Mas ja quis", respondeu a adolescente.

Questionada se preferia o pai ou a mãe, Giovanna escreveu há um ano: "Amo com todo amor do mundo os dois e igualmente (:".

Giovanna usava muito a internet. Além do Ask e do Twitter, ela mantinha uma página no Facebook. "Sim, sou um anjo como asas agora", postou a garota no dia 10 de setembro. A foto de uma menina de costas com asas de anjo foi postada um dia antes, no dia 9.

Mãe internada

Quando os policiais entraram na casa da família, no sábado, Mary teria dito a eles que estava querendo se matar. Ela foi presa em flagrante e indiciada pelos assassinatos como a principal suspeita pelo duplo homicídio.

Mary ainda não foi ouvida formalmente pela polícia. Ela estava internada Hospital

Universitário na manhã desta terça-feira, onde passa por avaliações psiquiátricas. Mary só poderá ser interrogada assim que tiver alta médica - o que não há previsão, segundo informou o hospital. O quadro de saúde dela era estável, mas não foi informado o diagnóstico.

Depoimentos e bilhetes apontam que a mãe suspeita de matar duas adolescentes era considerada rigorosa, segundo a Polícia Civil. Bilhetes encontrados na porta da geladeira mostravam a programação das tarefas de cada uma das garotas com a respectiva punição em caso de o dever não ser cumprido por uma delas. Dentre as punições, estão a proibição de utilizar a internet por um determinado período e a não permissão para sair de casa para passear.

"As características são de quem surtou, matou o cachorro e as filhas e depois caiu na real. Daí, tentou se matar, abrindo o gás, mas não conseguiu, porque os filhos chegaram a tempo", disse o delegado Gilmar Contrera, titular do 14º DP.

Uma filha e um filho da suspeita de um casamento anterior, além do pai das adolescentes que morreram foram ouvidos. Marco Antonio Victorazzo, 59, que é separado da mãe das filhas não morava com nenhuma delas.

"A filha não percebeu nenhum sintoma mais grave na mãe. Elas se falavam todo dia. Na sexta-feira, ela disse que ligou, mas a mãe não atendeu. No sábado, ligou para o irmão e foram até a casa da mãe. Eles chamaram, mas ninguém atendeu. Parece que o irmão ouviu a voz da mãe dentro da casa, mas não entendiam o que ela estava falando. Eles foram até a vizinha e pediram para pular o muro. Ao chegarem perto da porta, sentiram o cheiro de gás.

Decidiram então chamar os bombeiros, que vieram e arrombaram a porta. O irmão subiu no quarto e encontrou os corpos das adolescentes", relatou Contrera.

Segundo o delegado, a mãe respondeu a quatro processos por estelionato, sendo que um foi extinto, outro suspenso e dois estão em aberto – estes de 1997 e 1998. Além disso, ela respondeu também por maus-tratos, mas a punibilidade deste caso, de 2002, foi extinta.

Os corpos das adolescentes foram enterrados nesta segunda-feira (16), em um cemitério de Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O advogado do pai das adolescentes, José Paulo Arruda, disse que, por enquanto, o comerciante não vai se manifestar sobre o assunto.

Arruda disse ao G1 na manhã desta terça-feira que o pai informou desconhecer qualquer problema psicológico da ex-mulher, de quem está separado há nove anos - ela detinha a guarda das garotas.

Victorazzo via as filhas a cada 20 dias. Ele e as adolescentes gostavam de sair para pescar, segundo o advogado. O pai relatou surpresa ao receber a notícia da morte das filhas. Ele conversou preliminarmente com investigadores da Políca Civil no sábado e deverá prestar novo depoimento, ainda sem data marcada.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir