Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-09-2013

Unimed do Brasil se diz disposta a ajudar nos problemas da unidade Paulistana
Presidente da uni�o das cooperativas diz que operadora de S�o Paulo "ainda � vi�vel".
Unimed do Brasil se diz disposta a ajudar nos problemas da unidade Paulistana
Foto: www.midianews.com.br

A Unimed do Brasil est� pronta a sair em socorro da Unimed Paulistana, a quarta maior entre as 367 cooperativas que fazem parte do grupo. A unidade de S�o Paulo est� novamente com problemas financeiros e administrativos que podem colocar em risco o atendimento aos seus benefici�rios, de acordo com a Ag�ncia Nacional de Sa�de Suplementar (ANS).

"[ A situa��o da Unimed Paulistana ] preocupa porque ela faz parte do sistema Unimed", diz Eudes de Freitas Aquino, presidente do �rg�o que re�ne as cooperativas, em entrevista ao iG . "E a Unimed do Brasil sempre se p�s � disposi��o e continua se pondo � disposi��o da Uimed Paulistana para tentar superar essa fase a�."

O apoio poderia se na forma de "suporte t�cnico", diz Aquino. Sobre um eventual aporte financeiro, o presidente da Unimed do Brasil afirma ser necess�rio "sentar e discutir". At� agora, entretanto, nenhum pedido de dinheiro foi feito, segundo ele.

"Temos v�rias for�as-tarefa que podem ajudar nessa transi��o. As cooperativas t�m a sua individualidade regida por lei, a gente n�o pode interferir. A cooperativa � que tem de se manifestar [e pedir ajuda]."

As dificuldades na Unimed Paulistana e os riscos de deixar na m�o seus 809 mil benefici�rios levaram a ANS a colocar um fiscal dentro da operadora para acompanhar de perto suas contas. O regime � conhecido como dire��o fiscal.

� a segunda vez que isso acontece em quatro anos � a primeira dire��o fiscal vigorou de 2009 a 2011. Se a operadora n�o apresentar um novo plano de recupera��o fact�vel, pode ter de transferir sua carteira de clientes para outras operadoras, num processo conhecido como portabilidade.

Para Aquino, a Unimed Paulistana tem chances de se recuperar. "Eu acho que tem de fazer um plano de recupera��o e, fundamentado nesse plano, eu acho que sim [ h� chance de recupera��o ]. Ela ainda � uma empresa vi�vel", afirma Aquino.

A Unimed Paulistana diz, em nota divulgada quando a dire��o fiscal foi decretada, ter certeza de que o processo ser� tempor�rio e em nada afetar� os neg�cios da operadora.

�Saiu do caminho habitual�

Atualmente, h� 21 planos em regime de portabilidade por causa de problemas financeiros ou administrativos graves. Desses, cinco s�o Unimeds ( veja a lista completa no site da ANS ). Para o presidente da Unimed do Brasil, a ocorr�ncia de problemas em algumas unidades � natural e decorre de fatores externos, mas tamb�m de derrapagens na administra��o.

"Se alguma unidade tem alguma dificuldade, de alguma forma ela saiu do caminho habitual que deve pautar o comportamento das cooperativas. Ou uma quest�o de mercado local pode influenciar", afirma Aquino. "Mas se houver o cumprimento estrito das regras cooperativistas n�o tem o que dar errado."

Aquino, que participa nesta semana da 43� Conven��o Nacional das Unimeds em Belo Horizonte, n�o critica as puni��es estabelecidas pela ANS contra as operadoras, embora defenda que seja necess�rio haver mais di�logo sobre as normas.

Para o presidente da uni�o das cooperativas, o principal problema da regula��o � limintar as op��es de planos que podem ser oferecidos pelas operadoras.

"As operadoras teriam de ter o livre arb�trio de montar seus planos de acodo com os seus perfis e com o o mercado local em que est�o situadas", afirma Aquino. "E [ a� ] a ANS regula essa situa��o de modo que haja satisfa��o do cliente e cumprimento da regra contratual. Se acontecer isso j� est� de bom tamanho."

Fonte: economia.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir