Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 19-09-2013

Ex-presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi morre aos 85 anos
Hiroshi Yamauchi, o homem que transformou a Nintendo em uma gigante do videogame , morreu nesta quinta aos 85 anos.
Ex-presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi morre aos 85 anos
Foto: tecnologia.terra.com.br

Um porta-voz da Nintendo disse � BBC News que a companhia est� de luto pela "perda do ex-presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, que infelizmente faleceu esta manh�."

Yamauchi foi o terceiro sucessor no neg�cio familiar fundado na antiga capital japonesa de Kyoto, em 1889, como uma f�brica de jogos de carta, e foi o presidente da empresa de 1949 a 2002. Ele continuou como conselheiro da companhia at� a morte.

Sob sua lideran�a, a Nintendo desenvolveu os console NES e o videogame port�til Game Boy, que apontaram tend�ncias numa ind�stria dominado nos �ltimos anos pelos modelos Nintendo Wii, Playstation, da Sony, e Xbox, da Microsoft.

Yamauchi continuou como presidente da Nintendo ao longo dos seus anos dourados, um per�odo que viu o lan�amento da s�rie Game & Watch, o NES, Game Boy, o SNES, o N64, e, finalmente, o GameCube. Ap�s o lan�amento do console, em grande parte mal sucedido, que foi o primeiro console da Nintendo para jogar jogos atrav�s de um disco �ptico, Yamauchi deixou o cargo de presidente em 31 de maio de 2002, para ser substitu�do pelo atual presidente da Nintendo, Satoru Iwata

Yamauchi foi listado pela revista Forbes como o homem mais rico do Jap�o h� apenas cinco anos, quando a Nintendo estava em alta com o lan�amento do Wii, que lan�ou os controles com sensor de movimento. Desde ent�o o patrim�nio da companhia encolheu, com a migra��o dos usu�rios para os smartphones. Na �poca, a riqueza do empres�rio foi estimada em US$ 7,8 bilh�es de d�lares.

Ele ficou na 13� coloca��o na �ltima lista da Forbes para o Jap�o divulgada este ano, com um patrim�nio l�quido estimado em US$ 2,1 bilh�es.

As informa��es s�o do The Verge e da ag�ncia Reuters.

Fonte: tecnologia.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir