Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-09-2013

Governo grego promete atuar contra partido neonazista
O governo da Gr�cia prometeu nesta quinta-feira atuar contra o partido neonazista Aurora Dourada, ap�s o assassinato de um m�sico por um militante da organiza��o, que tem 18 deputados dos 300 no Parlamento grego.
Governo grego promete atuar contra partido neonazista
Foto: AFP

"O governo est� determinado a n�o permitir que os descendentes dos nazistas envenenem a vida social, cometam crimes, intimidem e minem os fundamentos do pa�s que viu nascer a democracia", declarou o primeiro-ministro Antonis Samaras em um discurso exibido na televis�o.

O assassinato do rapper e militante antifascista Pavlos Fyssas, de 34 anos, que foi esfaqueado na madrugada de quarta-feira por um caminhoneiro de 45 anos, que confessou � pol�cia a suposta filia��o ao Aurora Dourada, provocou muitos protestos em Atenas e outras cidades do pa�s.

As manchetes dos jornais expressam a consterna��o provocada no pa�s pelo assassinato do jovem, que foi sepultado nesta quinta-feira em Keratsini, local do homic�dio e cen�rio dos dist�rbios mais violentos na quarta-feira.

"O assassinato a sangue frio de um cidad�o por um simpatizantes do Aurora Doruada deve despertar a todos", afirma o jornal liberal Kathimerini

A primeira p�gina do jornal Eleftherotypia (esquerda) estaba de luto: mostra o perfil do rapper assassinado com uma l�grima de sangue.

"O monstro do nazismo mata", afirma o jorna� Ethnos.

Organiza��es internacionais fizeram alertas sobre o aumento da viol�ncia neonazista e defenderam uma a��o do governo.

"Este incidente � chocante e intoler�vel, sobretudo em um pa�s da Uni�o Europeia", declarou o l�der da bancada socialista no Parlamento Europeu, Hannes Swoboda, poucos meses antes de Atenas assumir a presid�ncia da UE.

"Se o governo grego e o primeiro-ministro Antonis Samaras n�o conseguirem conter o comportamento odioso do Aurora Dourada e de outros grupos fascistas, a presid�ncia (grega) ser� inaceit�vel", advertiu.

A Anistia Internacional apelou �s autoridades gregas que fa�am o "necess�rio para impedir a viol�ncia cometida pelos atores pol�ticos" e enviem uma "mensagem clara de que atos deste g�nero n�o ser�o tolerados".

As autoridades gregas foram acusadas v�rias vezes - dentro e fora do pa�s, de toler�ncia com o Aurora Dourada, um partido xen�fobo e antissemita que, depois de entrar no Parlamento, em junho do ano passado, n�o interrompeu os ataques aos dirigentes pol�ticos e imigrantes.

Beneficiado por uma quase total impunidade, o Aurora Dourada consolidou sua posi��o, com 13% nas pesquisas.

Nas elei��es legislativas de 2012, o partido recebeu 7% dos votos.

O ministro da Ordem P�blica Nikos Dendias, prometeu fortalecer os dispositivos legislativos, em particular os que dizem respeito �s organiza��es criminosas e aos grupos armados.

Mas analistas destacam que, foram o discurso firme do primeiro-ministro nesta quinta-feira, o governo n�o adotou nenhuma medida concreta at� o momento contra o partido neonazista.

Segundo os primeiros elementos da investiga��o, o drama foi provocado por um grupo de 30 pessoas que esperavam a v�tima e seus amigos na sal�de de um caf� onde assistiam uma partida de futebol.

Os neonazistas foram chamados como "refor�os" por seus colegas dentro do caf�, segundo testemunhas.

O grupo contava com o suposto assassino, que foi detido imediatamente. A promotoria abriu um procedimento penal por homic�dio doloso.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir