Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 19-09-2013

Dom Jaime deseja Igreja simples e evangelizadora
Novo arcebispo de Porto Alegre ser� empossado na manh� do dia 15 de novembro, em cerim�nia na Catedral Metropolitana.
Dom Jaime deseja Igreja simples e evangelizadora
Foto: noticias.br.msn.com

�s 9h desta quarta-feira, os sinos da Catedral Metropolitana da Capital badalaram em homenagem a dom Jaime Spengler, anunciado como novo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, sucedendo dom Dadeus Grings. O an�ncio sobre o sucessor foi feito duas horas antes por dom Dadeus nas r�dios cat�licas.

Ao completar 75 anos, o arcebispo apresentou ao Vaticano a ren�ncia do cargo. O processo de escolha do sucessor durou dois anos, com a decis�o final feita pelo Papa Francisco. Dom Jaime, que � natural de Gaspar, em Santa Catarina, tem 53 anos de idade, e ser� o arcebispo mais jovem do Pa�s. "Estamos tentando fazer o melhor em prol da Igreja, para que sua presen�a seja simples e evangelizadora", afirmou o franciscano dom Jaime, que acredita, assim como o Papa, no estreitamento da rela��o entre a Igreja e os jovens. A cerim�nia de posse ser� �s 9h30min do dia 15 de novembro, na Catedral.

Em coletiva de imprensa realizada ap�s o an�ncio, o futuro arcebispo disse que a rela��o dele com dom Dadeus, que ficou 12 anos no cargo, ser� de irm�o. "Estamos entre filho, pai e av�", brincou dom Dadeus, em alus�o a ele, ao futuro arcebispo e ao antecessor dom Altamiro Rossato, que participou da entrevista. Atualmente, dom Jaime � bispo-auxiliar de Porto Alegre, nomea��o que foi feita pelo Papa Bento XVI, e procurador da arquidiocese, nomea��o feita por dom Dadeus. "Cheguei a esta arquidiocese em 2011 e sempre me senti em casa. Quando gostamos do que somos e do que fazemos, sempre nos sentimos bem no local em que estamos. � importante tamb�m ressaltar a cortesia de dom Dadeus, que fez uma acolhida muito fraterna", disse Dom Jaime.

Ele relatou que foi chamado no dia 9 de setembro � Nunciatura Apost�lica, em Bras�lia, e uma carta lhe foi entregue. No texto estava o comunicado de que havia sido escolhido pelo Papa Francisco como o novo arcebispo. "A alegria � muito grande por esta nomea��o. Quando recebi a not�cia, fui tomado tamb�m pelo tremor e pelo temor, pois conhe�o minhas fragilidades e limita��es", lembrou, ressaltando que a arquidiocese de Porto Alegre � a quinta mais importante do Pa�s.

Sobre a sua atua��o no cargo, dom Jaime diz que � preciso um novo posicionamento das par�quias, pois o modelo atual parece n�o estar atendendo �s expectativas da comunidade. De acordo com ele, a visita do Papa ao Brasil, na Jornada Mundial da Juventude, deixou um desejo de maior proximidade com as pessoas. O franciscano pretende promover este encontro com a comunidade, principalmente nos locais de maior vulnerabilidade. "A Igreja acolhe a todos e Jesus se coloca ao lado dos mais fracos. A Igreja possui valores que norteiam a comunidade de f� e que n�o podem ser esquecidos, pois s�o o DNA da f� crist�. Entretanto, todas as discuss�es desta nova �poca precisam ser tratadas com muito respeito humano", ressaltou.

O novo arcebispo j� possui uma p�gina no Facebook e se diz aberto para novas ferramentas de comunica��o. "Precisamos de mais canais de di�logo com a juventude", lembrou. Membro da Ordem dos Frades Menores, dom Jaime � formado em Filosofia e Teologia, com doutorado em Filosofia pela Pontif�cia Universidade Antonianum de Roma.

Fonte: jcrs.uol.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir