Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-09-2013

Atentados no Iêmen matam mais de 50 policiais e soldados
Governo local atribuiu ataques, que tiveram como alvo campos petrolíferos e acampamentos militares, à rede terrorista Al-Qaeda.
Atentados no Iêmen matam mais de 50 policiais e soldados
Foto: AFP

Uma série de atentados matou pelo menos 56 soldados e policiais no Sul do Iêmen na madrugada desta sexta-feira. Os ataques foram perpetrados na província de Shabwa, em que os terroristas da Al-Qaeda estão presentes em grande número. Justamente por isso, embora nenhum grupo tenha ainda reivindicado a autoria das ações, o governo local afirma que a rede é responsável pelos ataques.

A ação mais violenta se deu por meio da explosão de carro-bomba, que matou 38 militares responsáveis pela segurança dos campos de petróleo da região de Shabwa. "Ocorreu um confronto entre militares e criminosos na entrada do acampamento. Pouco depois, um carro-bomba invadiu o local. A explosão matou 38 soldados", declarou uma fonte do governo de Ataq, capital da província de Shabwa.

Ao todo, foram registrados três atentados. Simultaneamente ao ataque nos campos de petróleo, um acampamento militar perto de Ataq foi atacado por um terrorista a bordo de um carro-bomba. Nesta explosão, morreram dez militares. Segundo o Exército do Iêmen, os terroristas capturaram alguns militares depois do ataque.

Um terceiro atentado ocorreu em um acampamento da polícia em Maifaa, na mesma província, deixando oito policiais mortos. Segundo fontes militares, os ataques aconteceram durante a madrugada na província de Chabwa, um reduto da Al-Qaeda, e foram cometidos pela rede extremista, muito ativa no Sul e Leste do Iêmen.

Suspeita de ter organizado os ataques, a Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA) é considerada pelos EUA o ramo mais atuante e perigoso da organização fundada por Osama bin Laden. Também é apontada como responsável pela direção dos terroristas de nacionalidade saudita.

Seu ataque mais importante ocorreu pouco menos de um ano antes do atentado às Torres Gêmeas, em 2001. Um bote com explosivos foi conduzido por membros da rede até o navio americano USS Cole, que estava no porto de Aden, no Iêmen, matando 17 marinheiros.

O grupo aproveitou a fragilidade do poder central em consequência da insurreição popular contra o ex-presidente Ali Abdullah Saleh em 2011 para ganhar força no Leste e Sul do Iêmen.

Iraque – Já no Iraque, um atentado a bomba deixou pelo menos 18 pessoas mortos 21 feridos em uma mesquita sunita na cidade de Samarra, na província de Salah ad-Din, ao norte de Bagdá.

O atentado aconteceu na saída dos fiéis depois da oração do meio-dia da sexta-feira, a mais importante da semana muçulmana, na mesquita de Mesaab bin Amir, no sul de Samarra.

(Com agências EFE e France-Presse)

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir