Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 20-09-2013

“Elysium” mostra universos paralelos
Ficção científica, com boas cenas de ação, traz Wagner Moura em seu primeiro papel numa produção estrangeira.
“Elysium” mostra universos paralelos
Foto: www.agorams.com.br

O ano é 2154. Como nas melhores ficções científicas, o planeta Terra agoniza com os efeitos colaterais da devastação do meio ambiente – temperaturas elevadas e poluição insuportável – e da exploração do homem pelo homem – condições subumanas de vida e de trabalho. O desejo é chegar à estação orbital construída e habitada pelos ricos, e com acesso devidamente blindado.

"Elysium", dirigido pelo sul-africano Neill Blomkamp, é estrelado por Matt Damon que vive Max da Costa. Ele é um operário de uma fábrica que tem algumas passagens pela polícia por conta de pequenos delitos. Órfão, ele nunca se esqueceu de seu primeiro amor, Frey (Alice Braga).

Ao sofrer um acidente químico que pode levá-lo à morte em cinco dias, Max está obstinado a viajar para Elysium, onde existem câmaras semelhantes às de bronzeamento artificial capazes de curar todo tipo de doença. Mas para isso, ele deverá buscar a ajuda de um antigo parceiro.

É quando entra em cena Spider (Wagner Moura), chefe de uma gangue com um espírito meio Robin Wood: ao mesmo tempo em que anseia os dados bancários dos poderosos, deseja que os pobres tenham uma vida digna tal qual acontece com os que habitam o mundo idêntico ao dos subúrbios norte-americanos, com jardins bem cuidados e casas brancas.

Sem um inglês perfeito – o próprio ator disse que compôs Spider como um brasileiro vivendo em Los Angeles –, a atuação de Wagner Moura é um dos pontos altos do filme. Tudo porque ele conseguiu misturar luz e sombras ao interessante aventureiro. Damon também está seguro como protagonista.

O mesmo não acontece com a caricata Secretária Delacourt, agente interpretada por Jodie Foster, inescrupulosa até o último fio de cabelo platinado. Fazendo a linha apenas correta estão Alice Braga, como mocinha frágil e sofredora, e Diego Luna (Julio), que é o melhor amigo de Max.

Fonte: www.otempo.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir