Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-09-2013

Coreia do Norte adia encontros entre famílias separadas pela guerra
A Coreia do Norte adiou neste sábado, de forma inesperada, o retorno dos encontros entre as famílias separadas pela Guerra da Coreia, que estão suspensos desde 2010 e cujo reinício aconteceria na próxima quarta-feira
Coreia do Norte adia encontros entre famílias separadas pela guerra

, após acusar Seul de utilizar a distensão como um mecanismo de conflito.

"As reuniões das famílias separadas pela Guerra entre Norte e Sul estão canceladas até que haja um clima normal no qual possamos estabelecer o diálogo e as negociações", detalhou o Comitê norte-coreano para a Reunificação Pacífica da Coreia em comunicado divulgado pela agência do regime comunista, KCNA.

A Coreia do Norte acusou Seul de abusar das negociações entre os dois países, que estão tecnicamente em guerra desde o armistício assinado após a Guerra da Coreia (1950-1953), e de utilizá-las como um meio para buscar o confronto através de "manobras de provocação", acrescentou o comunicado.

O inesperado anúncio do regime de Kim Jong-un acontece depois que os dois países chegaram a um acordo histórico no dia 23 de agosto para retomar os encontros das famílias, em um clima marcado pela distensão, após a reabertura do polígono industrial conjunto em Kaesong.

Os dois países estabeleceram os primeiros encontros entre as famílias separadas pela guerra entre os dias 25 e 30 de setembro no monte Kumgang, situado em território norte-coreano e onde existe um projeto turístico conjunto das Coreias que está paralisado desde 2008.

Além disso, na semana passada as duas Coreias divulgaram as listas das pessoas que iam participar desse primeiro encontro, com 96 sul-coreanos e 100 norte-coreanos.

Desde a Guerra, as duas Coreias promoveram 18 encontros entre familiares dos dois países. Cerca de 20 mil coreanos participaram dessas reuniões após o conflito armado.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir