Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-09-2013

Documento mostra que EUA quase detonaram bomba nuclear na Carolina do Norte
Um documento secreto in�dito, que o "Guardian" publica depois que sua classifica��o de confidencialidade foi alterada, revela que a For�a A�rea dos EUA chegou dramaticamente perto de detonar uma bomba at�mica sobre a Carolina do Norte
Documento mostra que EUA quase detonaram bomba nuclear na Carolina do Norte
Foto: www.jornalagora.com.br

cuja pot�ncia teria sido 260 vezes maior que a da arma usada para devastar Hiroshima.

Obtido nos termos da Lei de Liberdade de Informa��o americana pelo rep�rter investigativo Eric Schlosser, o documento traz a primeira prova de que os EUA escaparam por muito pouco de um desastre de propor��es monumentais quando duas bombas de hidrog�nio do modelo Mark 39 foram lan�adas acidentalmente sobre Goldsboro, Carolina do Norte, em 23 de janeiro de 1961.

As bombas ca�ram ap�s um bombardeiro B-52 se desfazer delas em voo, e uma das armas se comportou do exato modo como uma arma nuclear foi projetada para funcionar em guerra: o paraquedas de arrasto se abriu, os mecanismos de detona��o foram ativados e s� um comutador de baixa voltagem impediu uma carnificina inimagin�vel.

Cada bomba tinha pot�ncia explosiva de quatro megatons - o equivalente a 4 milh�es de toneladas de TNT. Se a arma tivesse explodido, uma onda fatal de radia��o se espalharia sobre Washington, Baltimore e Filad�lfia e chegaria a Nova York - pondo milh�es de vidas em risco.

Ainda que tenham surgido especula��es persistentes quanto � margem �nfima de escape do acidente em Goldsboro, o governo americano negou repetidamente em p�blico que seu arsenal nuclear tenha colocado em risco as vidas de cidad�os do pa�s devido a falhas de seguran�a.

Mas, em documento recentemente publicado, o engenheiro Parker F. Jones, dos laborat�rios Sandia (ligados ao Departamento de Energia dos EUA), avaliou que as bombas que ca�ram sobre a Carolina do Norte tr�s dias depois do discurso de posse do presidente John Kennedy eram inadequadas em seus controles de seguran�a e que o comutador final que impediu a detona��o poderia facilmente ter sofrido um curto-circuito, o que causaria uma detona��o nuclear.

Jones deu ao seu relat�rio sigiloso, escrito oito anos ap�s o acidente, o sarc�stico t�tulo "Goldsboro, ou como eu aprendi a desconfiar da bomba-H" - uma refer�ncia a "Dr. Fant�stico", filme que Stanley Kubrick lan�ou em 1964 e trazia o subt�tulo "como aprendi a n�o me preocupar e amar a bomba".

O acidente aconteceu quando um bombardeiro B-52 enfrentou problemas depois de decolar da base Seymour Johnson da For�a A�rea para um voo de rotina sobre a Costa Leste norte-americana. O avi�o entrou em parafuso, e as duas bombas de hidrog�nio que ele transportava se soltaram. Uma delas caiu num campo perto de Faro, na Carolina do Norte, com o paraquedas preso aos galhos de uma �rvore; a outra mergulhou em um riacho perto da Big Daddy s Road.

Jones constatou que, dos quatro mecanismos de seguran�a da bomba que caiu em Faro, cujo objetivo era impedir a detona��o acidental, tr�s foram desativados pela queda ou n�o funcionaram como planejado. Quando a bomba atingiu o solo, um sinal de detona��o foi enviado ao n�cleo at�mico da arma, e apenas o comutador, altamente vulner�vel, impediu uma calamidade. "A bomba Mark 39 modelo 2 n�o conta com seguran�a adequada para o papel de alerta a�reo exercido pelo B-52", concluiu o engenheiro.

O documento foi localizado como parte da pesquisa para um novo livro de Schlosser sobre a corrida nuclear, "Command and Control" (comando e controle). Schlosser descobriu que pelo menos 700 acidentes e incidentes "significativos" envolvendo 1.250 armas nucleares foram registrados de 1950 a 1968.

"O governo norte-americano vem consistentemente tentando ocultar informa��es do povo do pa�s a fim de impedir que perguntas sejam feitas sobre nossa pol�tica de armas nucleares", diz ele. "Fomos informados de que n�o havia possibilidade de essas armas detonarem acidentalmente, mas em pelo menos um caso a detona��o quase aconteceu."

Fonte: www.jornalagora.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir