Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 23-09-2013

O ESPÍRITO DA COISA
“É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas, do modo mais simples”, Émerson.
O ESPÍRITO DA COISA

A sensação é de dever cumprido. Mais uma edição do suplemento especial de cultura do jornal ES de Fato – o Artefato – que desde domingo é comentado, analisado, criticado e, principalmente, difundido pelas redes sociais e também no Tetê-à-tetê (como no bom e velho francês), está finalizada.

O objetivo, desde a primeira edição, é o de divulgar a cultura acompanhando o desempenho de quem faz a arte acontecer no sul do Estado. Mesclamos experiência com a iniciação literária. Esta é a principal finalidade do caderno especial... Mostrar que tem muita gente boa e que só falta um empurrãozinho.

Dentre os colaboradores históricos do jornal, como Higner Mansur, Antônio Miranda, Célia Ferreira e outros, damos um fôlego novo ao ar do jornalismo sulino, com as colaborações dos estudantes de Letras/Literatura e do ensino médio.

Este é o espírito da coisa! Para quem gosta, há espaço para todos...

O resumo da ópera é o seguinte: o Artefato nasceu para divulgar a arte e promover os que atuam na manutenção da literatura, cinema, teatro, história e música. Esta é a finalidade do suplemento especial. Um espaço para quem gosta de ler, escrever, criticar e acompanhar o desenvolvimento e crescimento de novos talentos.

Hoje ocupo este espaço semanal para afirmar que me orgulho em produzir um projeto divisor de águas. A recompensa está na satisfação em ver mais um suplemento mensal sendo comentado por escritores, jornalistas, professores e estudantes de nossa terra.
Em seis meses de publicação, posso afirmar que é recompensador participar ativamente deste trabalho. Muito mais vem por aí... A começar pelo novo formato da coluna!


_________________________Entrelinhas______________________

Psicanálise
Dia 25 tem Grupo de Estudos Psicanalíticos na sede do Sindicato Dos Trabalhadores da Saúde, às 19h, em Cachoeiro de Itapemirim-ES. O Núcleo faz parte da Associação dos Psicanalistas do Estado do Espírito Santo (APEES), que no dia 23 de outubro realizará seu Café Psicanalítico no bairro Amarelo.

Solidariedade
A Campanha Solidária da 17ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB) da FDCI vai beneficiar a Casa Harpa de Recuperação de Dependentes Químicos, no Alto Coramara. O ingresso para a palestra no dia 29 de outubro será uma caixinha de leite entregue no local do evento.

Publicação
E por falar em publicação, duas crônicas deste humilde colunista serão publicadas na Antologia Delicatta VIII. O lançamento será no Museu da Língua Portuguesa, na Praça da Luz, s/nº, Centro, São Paulo.

Lançamento
Acadêmica Marilia Vilela de Medeiros Mignoni faz o lançamento da sua obra "A Sétima Conquista" no dia 15 de outubro, às 19h30, no restaurante Bistrô, em Cachoeiro de Itapemirim-ES. Toda renda será revertida ao asilo "Adelson Rebello".

Pesquisa
O curso de Letras do Centro Universitário São Camilo realiza dia 24, às 17h, o primeiro encontro do Grupo de Estudos e Pesquisa (GEP) que vai abordar, dentre outros programas, o tema "A identidade literária de Cachoeiro". Professores, estudantes e escritores se reunirão periodicamente para traçar o perfil da produção textual cachoeirense.

Curtas & Grossas
+ "Erudito é um sujeito que tem mais cultura do que cabe nele", Millôr.
+ Apoio a projetos culturais é fundamental. Pena que este fundamento é raramente praticado.
+ Um abraço especial para as escritoras Maria Gabriela Verediano, Francielly Cesario, Janaina Brandão Carvalho e Sarah Camilo.
+ Até!

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir