Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-09-2013

Blumenau deve sair de estado de enchente no começo da noite
Previsão da Defesa Civil é que rio Itajaí-Açu alcance oito metros. Bernardes avalia possibilidade de pedir recurso federal para recuperação.
Blumenau deve sair de estado de enchente no começo da noite
Foto: www.em.com.br

Com a estabilidade da madrugada nesta segunda-feira (23), a previsão em Blumenau é animadora, segundo o prefeito Napoleão Bernardes. A previsão da Defesa Civil é que no começo da noite o rio Itajaí-Açu alcance oito metros, o que descaracterizaria a situação de enchente na cidade.

"Nós tivemos uma projeção de que a enchente poderia chegar a 11 metros (durante a madrugada), fizemos o alerta para que se pudesse prevenir. Esse índice não se concretizou, o que é altamente positivo. No começo dessa manhã entrou em nível decrescente e a nossa projeção é de que por volta das 19h o rio retorne à calha e saiamos do estado de enchente", contou o prefeito.

Para esta segunda-feira, está prevista uma visita do governador do estado, Raimundo Colombo, além do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Segundo o prefeito de Blumenau, existe a possibilidade de solicitar recurso federal para a cidade.

"Estamos fazendo nosso levantamento de danos, encaminhamos um relatório preliminar para a Defesa Civil e estamos avaliando internamente a possibilidade de pedir recurso federal. O governador também tem sido sensível à causa, mantivemos contato, ele está a parte da situação. E nesse primeiro momento é essa parceria para aí o plano de recuperação da cidade", explicou Napoleão.

Com o tempo firme na cidade, Napoleão faz projeções. O transporte público voltará a funcionar normalmente assim que todas as ruas forem possíveis de transpor, com prioridade para a limpeza. Além disso, as aulas retornarão na quarta-feira (25) e, na terça, o prefeito recomendou que os centros de educação infantil voltem a funcionar ao menos em regime de plantão.

"Na medida em que as ruas forem sendo liberadas, os pontos de alagamento forem desaparecendo, a vida da cidade vai acontecer. O terminal de ônibus tão logo não tenha mais ponto de alagamento vai ter prioridade na limpeza. As escolas têm uma condição peculiar e para que não haja eventualmente calendários letivos diferentes, a ordem é que elas voltem na quarta-feira e na terça o período de limpeza", finalizou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir