Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-09-2013

Painel da ONU confirma consequências alarmantes das mudanças climáticas
Relatório deve confirmar responsabilidade do ser humano no aquecimento da Terra.
Painel da ONU confirma consequências alarmantes das mudanças climáticas
Foto: www.esquerda.net

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) iniciou nesta segunda-feira uma conferência em Estocolmo confirmando as alarmantes consequências das mudanças climáticas.

"As provas científicas das (...) mudanças climáticas se reforçaram a cada ano, deixando pouca incerteza, salvo sobre suas graves consequências", declarou o presidente do IPCC, Rajendra Pachauri, durante a abertura da conferência em Estocolmo.

O IPCC, que ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2007, revelará na sexta-feira, após quatro dias de debates, o primeiro volume de um relatório completo sobre as mudanças climáticas, suas consequências e os meios para combater o problema, confirmou seu presidente.

Este será o quinto relatório do painel da ONU - que reúne milhares de cientistas - desde sua criação, em 1988. Segundo uma versão provisória do texto obtida pela AFP, este relatório confirmará a responsabilidade do ser humano no aquecimento da Terra e apontará a intensificação de alguns eventos extremos.

Os delegados - cientistas e representantes de governos - divulgarão o documento depois de examinar durante quatro dias as novas evidências das mudanças climáticas e suas consequências.

O presidente do painel lembrou que o objetivo da reunião de Estocolmo é validar a primeira parte deste relatório sobre o aquecimento global, que deixará em evidência a responsabilidade do homem e a grave situação que o planeta enfrenta.

Pachauri ressaltou que o texto será aprovado "linha por linha" antes do fim da reunião de Estocolmo.

O relatório, que contou com a colaboração de 520 autores, também ressaltará a intensificação de alguns fenômenos extremos, entre eles o aumento do nível do mar, segundo a versão do documento obtida pela AFP.

O texto também destacará a urgência de tomar medidas para poder conter o aquecimento da Terra a +2ºC, um objetivo adotado pelos 195 países que negociam sob os auspícios da ONU, mas que parece cada vez mais distante, segundo cientistas.

Pachauri prometeu que o diagnóstico contido no informe será inquestionável.

"Não conheço um documento que tenha sido submetido a este tipo de análise minuciosa e que tenha envolvido tantas pessoas com espírito crítico, que ofereceram sua perspicácia e conselhos", afirmou o co-presidente do grupo de trabalho que assinou o documento, Thomas Stocker.

O relatório "se baseou em milhares de medições na atmosfera, na terra, no gelo, no espaço", afirmou o cientista suíço, que é professor da Universidade de Berna, na Suíça.

Ele ressaltou que estas medidas permitem ter uma visão sem precedentes e imparcial do estado do sistema climático.

"A mudança climática é um dos grandes desafios de nossa época", reafirmou o especialista, afirmando que "esta mudança ameaça nossos recursos primários, a terra e a água".

"E como ameaça nossa única residência, devemos enfrentá-la", ressaltou o especialista, acrescentando que isso exige "as melhores informações para tomar as medidas mais eficazes".

Em 2007, o IPCC gerou uma mobilização sem precedentes as respeito do clima, o que rendeu a atribuição do prêmio Nobel da Paz ao lado do ex-vice-presidente americano Al Gore.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir