Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 23-09-2013

Cientistas "perto" de vacina universal contra gripe
Cientistas brit�nicos acreditam ter avan�ado em pesquisas que podem levar � confec��o de uma vacina que proteja contra todos os tipos de gripe.
Cientistas
Foto: www.paraiba.com.br

O v�rus influenza, causador da doen�a, � extremamente mut�vel, fazendo com que vacinas para as gripes sazonais sejam alteradas constantemente.

Mas novos estudos, publicados na revista cient�fica Nature Medicine, levam a crer que, em breve, ser� poss�vel fabricar uma vacina universal contra a gripe, que mata entre 250 mil e 500 mil pessoas todos os anos.

O v�rus influenza � capaz de mudar as prote�nas que brotam de sua superf�cie t�o facilmente quanto trocar de roupas.

No entanto, o material localizado no seu interior � comum a v�rias de suas muta��es, levando os cientistas a acreditar que concentrar no n�cleo do v�rus pode ser a chave para desenvolver a vacina universal.

Pandemia

Acredita-se que uma parte espec�fica do sistema imunol�gico, conhecida como c�lulas-T, seja capaz de reconhecer as prote�nas que habitam o centro do v�rus.

Para examinar como essas c�lulas-T reagem diante da presen�a do v�rus, pesquisadores do Imperial College, de Londres, analisaram 342 funcion�rios e estudantes que contra�ram gripe su�na, que provocou uma pandemia em 2009.

Eles estimam que ter se deparado com a "casca" do novo v�rus deve ter sido uma experi�ncia completamente diferente para o sistema imunol�gico, mas acreditam que o material localizado no seu n�cleo n�o deve ter causado espanto �s defesas do corpo humano.

A equipe analisou os n�veis de um tipo de c�lulas-T no in�cio da infec��o dos pacientes analisados e constatou que quanto mais c�lulas-T eles tinham, mais amenos eram os sintomas.

Os pesquisadores ent�o isolaram a parte do sistema imunol�gico que oferecia algum tipo de prote��o � pandemia e a parte do v�rus que estava sendo atacada, provavelmente comum a v�rias de suas muta��es.

"Esta � a base para uma vacina", afirmou � BBC Ajit Lalvani, l�der da pesquisa.

"N�s agora conhecemos exatamente o subgrupo do sistema imunol�gico que defende o organismo e identificamos os fragmentos-chave no n�cleo do v�rus que s�o atacados. Eles devem ser inclu�dos em uma vacina".

"Se este for realmente o caso, estamos a cinco anos de fabricar uma vacina. Temos o conhecimento, sabemos o que tem de estar nela e agora temos de seguir adiante".

Desafios

A futura vacina seria diferente de outras, como a tr�plice administrada contra sarampo, rub�ola e caxumba, em que o sistema imunol�gico � induzido a produzir anticorpos para atacar o invasor.

No caso de uma vacina universal contra gripe, o corpo seria estimulado a produzir altos n�veis de c�lulas-T.

Mas h� desafios. Os pesquisadores admitem que pode ser mais dif�cil desenvolver este tipo de vacina do que os que estimulam a produ��o de anticorpos.

A grande quest�o ser� conseguir que o sistema imunol�gico produza um n�mero de c�lulas-T grande o suficiente para criar uma resposta duradoura.

O professor John Oxford, da Queen Mary University, em Londres, est� c�tico em rela��o � cria��o de uma vacina universal.

"Seu efeito n�o poder� ser t�o poderoso. N�o vai resolver todos os problemas de pandemias de gripe, mas pode se somar �s op��es atuais de vacinas", avalia.

� um longo caminho at� que esse estudo seja traduzido em uma vacina que funcione", opina.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir