Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-09-2013

No segundo dia sem chuvas, ruas seguem alagadas no Vale do Itajaí
Rio do Sul e Agronômica ainda possuem vias cobertas pelas águas. Nos dois municípios, há pessoas em abrigos e desalojadas.
No segundo dia sem chuvas, ruas seguem alagadas no Vale do Itajaí
Foto: www.diariodolitoral.com.br

Mesmo com o segundo dia sem chuvas em Santa Catarina, algumas localidades do Vale do Itajaí continuavam com ruas alagadas na manhã desta terça-feira (24). É o caso de Rio do Sul e Agronômica que, além desse problema, também apresentavam desabrigados e desalojados. Apesar de a região ter sido a mais afetada, a preocupação maior da Defesa Civil é com o Norte do estado, onde o nível dos rios está em cotas emergenciais.

Dados da Defesa Civil estadual da noite de segunda-feira (23) apontam que o número de cidades atingidas pelas chuvas desde a última sexta-feira (20) subiu para 72. São mais de 20 mil pessoas e 4 mil residências afetadas em todo o estado. O Vale do Itajaí é a região mais prejudicada. As cidades de Agronômica, Laurentino, Lontras, Presidente Getúlio e Rio do Sul assinaram decreto solicitando estado de calamidade pública.

Em Rio do Sul, como mostrou reportagem do Bom Dia Santa Catarina desta terça (24), havia ruas alagadas no Centro da cidade e moradores utilizando canoas e caiaques como transporte. O nível do rio vem baixando aos poucos. Às 7h, o Rio Itajaí-Açu marcava 9,79m na cidade. Cerca de mil pessoas continuavam em abrigos e outras 5 mil estavam desalojadas. As aulas na rede municipal de ensino estão suspensas pelo menos até esta quarta (25). Mais de 6 mil crianças ficaram sem aulas.

A situação melhorou também em Presidente Getúlio. De acordo com a Prefeitura, o rio voltou ao nível normal e não há mais ruas alagadas ou comunidades isoladas. A Defesa Civil trabalha na limpeza da cidade e na reforma de pontos. O comércio, aos poucos, vai reabrindo.

Em Agronômica, porém, o nível do rio não havia baixado e ruas continuavam alagadas. De acordo com a Defesa Civil do município, na manhã desta terça (24), havia 130 pessoas em abrigos e outras 380 estavam desalojadas. Os acessos à cidade estavam fechados e só era possível passar de trator.

Conforme o diretor de resposta a desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, Aldo Batista Neto, a região Norte é a que mais preocupa a entidade no momento. "As cidades de Mafra, Porto União e Irineópolis é que, infelizmente estão com rios em cotas emergenciais, já com abrigos abertos e acolhendo a população", afirmou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir