Categoria Policia  Noticia Atualizada em 24-09-2013

Operação da PF combate desvio de recursos do Fome Zero em 3 Estados
Ação batizada de Agro-Fantasma cumpre 92 mandados no PR, SP e MS.
Operação da PF combate desvio de recursos do Fome Zero em 3 Estados
Foto: www.parana-online.com.br

Cerca de 200 policiais federais cumprem 92 mandados judiciais na manhã desta terça-feira na Operação Agro-Fantasma em 15 municípios do Paraná, além de Bauru (SP) e Três Lagoas (MS). A ação combate um esquema de desvio de recursos públicos de um dos programas do Fome Zero do governo federal, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), implementado em 2003, da ação de compra direta da agricultura familiar com doação simultânea, repassados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a associações e cooperativas rurais.

Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, sete de suspensão cautelar da função pública, 37 de busca e apreensão e 37 de condução coercitiva, todos expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal de Curitiba (PR). A investigação iniciou em 2011 pela Polícia Federal na cidade paranaense de Guarapuava a partir de outra operação, denominada Feira Livre, que investigou as fraudes em um dos municípios.

Foram encontradas evidências de desvio de recursos em todos os 22 programas investigados dos anos de 2009 a 2013 nos municípios paranaenses de Guarapuava, Foz do Jordão, Honório Serpa, Candói, Ponta Grossa, Irati, Rebouças, Teixeira Soares, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Itapejara D’Oeste, Goioxim, Pinhão e Querência do Norte. De acordo com a Polícia Federal, até o momento, 58 pessoas foram indiciadas nos crimes de apropriação indébita previdenciária, estelionato contra a Conab, quadrilha ou bando, ocultação de documento, peculato doloso, peculato culposo, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, condescendência criminosa e violação de sigilo funcional.

Entre as irregularidades constatadas estão a de pessoas que não eram produtores rurais, mas que têm seus nomes usados pelos coordenadores dos programas para desvio dos recursos; participantes dos programas sem capacidade produtiva de determinados produtos, recebendo os recursos sem a efetiva entrega dos produtos; entrega menor de produtos do que consta nos relatórios de entrega; produtores com notas fiscais com dados falsos; toneladas de produtos inexistentes ou acima de suas quantidades pagos pela Conab que não foram entregues; entre outras.

A Polícia Federal apurou também as mesmas irregularidades em outros 24 municípios paranaenses e seis Estados brasileiros. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (42) 3035-8713 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir