Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 25-09-2013

Marca iPhone compartilhada com a Gradiente
A pelo uso da marca iPhone no Brasil encerrou mais uma fase ontem, desta vez com a vit�ria da americana.
Marca iPhone compartilhada com a Gradiente
Foto: www.diariodepernambuco.com.br

A Justi�a Federal do Rio de Janeiro determinou que a Gradiente s� poder� usar o nome iPhone acompanhado da logomarca da pr�pria empresa. Dessa forma, a Apple seguir� comercializando normalmente seus aparelhos no pa�s.

A IGB eletr�nica, controladora da Gradiente, afirmou que vai recorrer da decis�o do Tribunal Regional Federal da 2� Regi�o. A companhia disse que tem a seu favor o recente pronunciamento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que lhe deu o monop�lio do uso do nome iPhone no pa�s. Al�m disso, segundo a IGB, outro processo sobre esse assunto aguarda julgamento em S�o Paulo.

A senten�a do juiz Eduardo Andr� Brand�o de Brito Fernandes, da 25� Vara, determinou que o Inpi anule a concess�o do registro que permite o uso da marca iPhone isoladamente pela Gradiente. Ele entendeu que o iPhone da Apple � mundialmente conhecido e pode ser facilmente distinguido dos seus cong�neres pelos consumidores de qualquer lugar do mundo. Com a decis�o, a brasileira dever� grafar iPhone-Gradiente em seus aparelhos.

O registro da marca no Brasil foi pedido primeiro pela Gradiente, ainda em 2000, e foi aprovado pelo Inpi em 2008. Mas a empresa demorou a utiliz�-lo, s� lan�ando o celular em 2012. Na �poca, a Apple, que pediu o direito de uso do nome em 2007, j� havia colocado no mercado seus aparelhos e entrou com o processo judicial para impedir o uso do nome pela brasileira. A decis�o final ainda est� por vir.

Fonte: www.diariodepernambuco.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir