Categoria Policia  Noticia Atualizada em 25-09-2013

Polícia queniana vasculha escombros de shopping atacado
Especialistas em desarmamento de bombas e investigadores vasculharam nesta quarta-feira os escombros do shopping center atacado no fim de semana por militantes islâmicos em Nairóbi, num incidente que deixou pelo menos 72 mortos.
Polícia queniana vasculha escombros de shopping atacado
Foto: AFP

O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, declarou luto nacional de três dias após os militares terem derrotado os militantes do grupo somali Al Shabaab que haviam se entrincheirado no shopping Westgate, muito frequentado por estrangeiros e por quenianos ricos.

Os militantes entraram no local no começo da tarde de sábado, horário de grande movimento, dando tiros e explodindo granadas. Eles permaneceram entrincheirados até a terça-feira, quando os militares quenianos provocaram uma série de explosões no local.

Kenyatta disse que cinco militares, seis agentes de segurança e pelo menos 61 civis morreram, mas que ainda há um número desconhecido de corpos sob os escombros.

Três andares desabaram após as explosões, e um incêndio enfraqueceu a estrutura do shopping. Autoridades disseram que o incêndio ocorreu porque os militantes incendiaram colchões de uma loja.

Um alto funcionário do Centro Nacional de Operações de Desastre disse que legistas estão no local, e que também há agentes estrangeiros -- ele não identificou a nacionalidade.

O Al Shabaab assumiu a autoria do ataque, dizendo ter sido uma forma de pressionar o governo queniano a retirar suas tropas da Somália, algo que Kenyatta nega que irá fazer.

Segundo a milícia, os reféns foram mortos quando os militares usaram gás dentro do shopping. As autoridades disseram que essa informação é "propaganda" dos ativistas.

Em pronunciamento televisivo na terça-feira, Kenyatta disse que "humilhamos e derrotamos nossos agressores".

Uma fonte israelense disse que Israel enviou consultores para ajudar nas buscas no shopping. Os EUA também têm agentes do FBI no local. Outros países, inclusive a Grã-Bretanha, ofereceram ajuda. Vários estrangeiros podem estar entre os mortos.

Por Richard Lough e Matthew Mpole Bigg

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir