Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 26-09-2013

Por dia, 15% das buscas feitas no Google nunca foram realizadas antes
Por segundo, s�o feitas 35 mil pesquisas no mundo todo. Companhia faz duas altera��es na ferramenta de busca por dia.
Por dia, 15% das buscas feitas no Google nunca foram realizadas antes
Foto: www.techguru.com.br

A ferramenta de busca do Google completa 15 anos de vida em 2013, com 2,3 bilh�es de p�ginas indexadas a mais do que quando come�ou a funcionar em 1998. Se hoje, a companhia encontra 60 trilh�es de endere�os de internet em sua busca, registrava somente 26 milh�es em 1998, segundo dados apresentados pela companhia nesta quarta-feira (25) em S�o Paulo.

A companhia analisa 20 bilh�es de p�ginas diariamente. Com quase 35 mil pesquisas feitas a cada segundo, 15% das buscas feitas no Google nunca foram realizadas antes.

Para processar o grande e crescente volume de novas informa��es sendo buscadas e as diferentes formas de procurar um mesmo assunto ("que saber o que � libras" e "linguagem brasileira de sinais"), a companhia altera constantemente os algoritmos de sua ferramenta. Somente em 2012, o Google alterou seu servi�o de busca 665 vezes, ou seja, em m�dia, cerca de duas mudan�as por dia.

Muito desse trabalho � feito em solo brasileiro. Funciona em Belo Horizonte, Minas Gerais, um dos principais centros de engenharia do Google �um dos poucos focados em ranqueamento, como um determinado link � melhor classificado do que outro. A sede administrativa fica em S�o Paulo.

O centro foi formado quando a brasileira Akwan Information, formada por um grupo de professores da UFMG, foi adquirida pelo Google em 2005, e hoje, um dos s�cios-fundadores, Berthier Ribeiro-Neto, � o diretor de engenharia da norte-americana. Nesses oito anos, o Google investiu US$ 150 milh�es no centro.

Ribeiro-Neto lidera uma equipe de cem engenheiros que comp�em o centro, um dos cerca de 30 no mundo, respons�veis pelas altera��es e melhorias no buscador. Segundo o Google, 100% das buscas em todo o mundo s�o processadas por alguma altera��o de algoritmo feita pela equipe mineira.

Em busca de ideias
Apesar de o n�mero de 665 altera��es parecer alto, poderia ser bem maior. Segundo o Google, s� em 2012, surgiram 118,8 mil ideias para mudar a ferramenta de busca, que foram peneiradas at� chegar ao n�mero de modifica��es implantadas. Na segunda etapa, chegam apenas 10,3 mil dessas ideias aos chamados de "raters", estudantes universit�rios contratados pela empresa ap�s passarem por treinamento. A terceira etapa � a avalia��o de usu�rios reais �no �ltimo ano, chegaram a essa fase 7 mil ideias.

Al�m das novas informa��es e das formas diferentes de pesquisar, as altera��es s�o feitas para tornar os resultados mais pr�ximos da realidade regional de quem busca e mais recentes. H� tamb�m o esfor�o de criar novas formas de pesquisa por meio de aparelhos m�veis (busca por voz ou por imagem) e tornar as respostas mais completas.

Ainda assim, h� algumas restri��es. "A gente n�o faz nenhum tipo de interven��o manual nos algoritmos de ranqueamento", diz Bruno Augusto Vivas e P�ssas, engenheiro do Google. O exemplo dado pela companhia para mostrar um problema que poderia ser solucionado por uma altera��o manual no algoritmo � a exibi��o de resultados diferentes para "cirurgia de retirada de ves�cula" ou, pelo seu nome t�cnico, "colecistecomia".

Coca-Cola
Segundo Ribeiro-Neto, toda e qualquer altera��o na ferramenta � feita apenas por algoritmos, pois surgem tantos problemas que n�o seria escal�vel fazer modifica��es uma a uma e o intuito � resolver um mesmo problema que ocorre em todas as l�nguas �s�o 146.

Os engenheiros brasileiros do Google dizem que o centro de BH � respons�vel pela segunda mudan�a mais importante j� feita no Google e por cinco das 30 mais relevantes. Quando questionados quais foram as modifica��es, desconversam. "Isso � que a f�rmula da Coca-Cola, sabe?", brica P�ssas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir