Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-09-2013

Alagoas é o 3º estado do País onde mais se mata mulheres
Um estudo intitulado de “Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil” divulgado nesta quarta-feira, 25, pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) mostrou que Alagoas é o terceiro estado do País onde mais se mata mulheres.
Alagoas é o 3º estado do País onde mais se mata mulheres
Foto: tribunadonorte.com.br

Entre os anos de 2009 e 2011, ocorreram 8,84 assassinatos para cada grupo de 100 mil.

De acordo com o estudo, Alagoas perde apenas para os estados do Espírito Santo, que o ocupa o primeiro lugar, e da Bahia, que vem em seguida. O que preocupa é o fato que mesmo o estado tendo sido pioneiro na implantação do Plano de Segurança Brasil Mais Seguro, o número de mortes de mulheres é maior que a média nacional.

Entre 2009 e 2011 em nível nacional foram registrados, 5,82 assassinatos de mulheres para cada grupo de mil, o que corresponde a quase 17 mil feminicídios. O estudo mostrou também que as principais vítimas foram mulheres jovens. 31% delas tinham entre 20 e 29 anos e 23% de 30 a 39 anos.

O estudo indica ainda que metade dos feminicídios foi cometida com o uso de armas de fogo e 34%, de instrumento perfurante, cortante ou contundente. Os enforcamentos ou sufocações responderam por 6% do total. Os maus-tratos – incluindo agressão por meio de força corporal, força física, violência sexual, negligência, abandono e outras síndromes de maus-tratos (abuso sexual, crueldade mental e tortura) – foram registrados em 3% dos óbitos.

Apesar do Nordeste liderar a estatística negativa entre as regiões o estado com menor índice é o Piauí com taxa de 2,21 assassinatos por grupo de 100 mil.

Fonte: aquiacontece.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir