Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-09-2013

Dilma se recupera e abre 22 pontos de vantagem sobre Marina, diz Ibope
O Ibope ouviu 2.002 pessoas entre os dias 12 e 16 de setembro.
Dilma se recupera e abre 22 pontos de vantagem sobre Marina, diz Ibope
Foto: www.bahianoticias.com.br

A presidente Dilma Rousseff recuperou parte do terreno perdido ap�s a onda de manifesta��es de junho e abriu 22 pontos percentuais de vantagem sobre a ex-senadora Marina Silva na prefer�ncia do eleitorado nas elei��es presidenciais do ano que vem, apontou pesquisa do Ibope divulgada na noite desta quinta-feira.

Segundo o levantamento, Dilma tem 38 por cento da prefer�ncia do eleitorado, ante 30 por cento em julho, na simula��o em que tem como rivais, al�m de Marina, o presidente do PSDB, senador A�cio Neves (MG), e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

A sondagem, publicada no site do jornal O Estado de S. Paulo, mostrou Marina (sem partido) com 16 por cento da prefer�ncia, ante 22 por cento em julho. As inten��es de voto em A�cio e Campos recuaram, mas dentro da margem de erro da pesquisa de dois pontos percentuais. A�cio oscilou de 13 por cento para 11 por cento e Campos, de 5 por cento em julho para 4 por cento.

Neste cen�rio, o percentual de eleitores que se declararam sem candidatos � de 31 por cento. Dentre eles, 16 por cento n�o souberam responder e 15 por cento declararam que anulariam o voto.

Marina corre contra o tempo para viabilizar seu partido, a Rede Sustentabilidade, junto � Justi�a Eleitoral. O prazo final para que o partido possa disputar o pleito do ano que vem � 5 de outubro.

O Ibope fez uma segunda simula��o em que o ex-governador de S�o Paulo, Jos� Serra, seria o candidato do PSDB. Nesse cen�rio, Dilma aparece com 37 por cento, Marina surge com 16 por cento, Serra soma 12 por cento e Campos aparece com 4 por cento. Nesse cen�rio, 30 por cento afirmaram n�o ter candidato, sendo que 16 por cento n�o souberam responder e 14 por cento declararam voto nulo.

Em ambos os cen�rios, o percentual de Dilma � superior � soma do de seus advers�rios, com chances de vit�ria no primeiro turno. Contudo, como o percentual de eleitores indecisos � muito grande e as elei��es ocorrem em um pouco mais de um ano, o cen�rio pode mudar.

Em mar�o, antes das manifesta��es de rua no pa�s, Dilma tinha 58 por cento das inten��es de voto, segundo o Ibope.

SEGUNDO TURNO

O Ibope tamb�m fez simula��es de segundo turno.

Numa eventual disputa com Marina, Dilma venceria com 43 por cento contra 26 por cento da rival. Em julho, as duas estavam tecnicamente empatadas: Dilma tinha 35 por cento e Marina 34 por cento das inten��es de voto.

De acordo com o instituto, a presidente se reelegeria em um segundo turno contra qualquer um dos dois candidatos tucanos testados por 45 por cento a 21 por cento. Contra Campos, a vit�ria de Dilma seria de 46 por cento a 14 por cento.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas entre os dias 12 e 16 de setembro.

(Por Eduardo Sim�es)

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir