Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-09-2013

Inspeção de armas químicas na Síria começará até terça-feira
As inspeções internacionais do arsenal químico sírio começarão até a próxima terça-feira, segundo a minuta de resolução que a Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) deve aprovar nesta sexta-feira.
Inspeção de armas químicas na Síria começará até terça-feira

O Conselho Executivo do organismo se reunirá às 17h (de Brasília) em Haia (Holanda) para aprovar o documento, que foi negociado nas últimas semanas pelos Estados Unidos e Rússia.

O plano detalha o acordo fechado entre Washington e Moscou para eliminar as armas químicas na Síria, o que deve ser feito até meados de 2014.

Segundo o texto, as inspeções na Síria se iniciarão "o mais rápido possível e, em qualquer caso", no máximo até "1º de outubro de 2013 (terça-feira da semana que vem).

Os analistas internacionais terão 30 dias desde a aprovação do documento para analisar todas as instalações que Damasco indicou à OPAQ e verificarão "o mais rápido possível" qualquer outro ponto identificado por qualquer membro da organização como vinculado ao programa de armas químicas.

A OPAQ reconhece que para realizar esses trabalhos necessitará recrutar mais funcionários, por isso solicita contribuições dos Estados-membros.

Além disso, o projeto de decisão fixa um prazo de uma semana para que o governo sírio envie toda a informação relevante sobre seu arsenal químico à comunidade internacional, que completará o dossiê em poder da OPAQ.

A minuta, que será discutida hoje pelos 41 membros do Conselho Executivo da OPAQ, exige que até 1º de novembro todos os equipamentos de produção de gases químicos na Síria sejam destruídos. Já a eliminação total das armas químicas deve se completar até a primeira metade do ano que vem.

O documento também prevê a convocação imediata do Conselho Executivo caso se produza qualquer tipo de atraso no calendário ou se Damasco impedir o processo.

A aprovação do plano detalhado pela OPAQ abrirá caminho para o Conselho de Segurança da ONU aprovar uma resolução que obrigará Damasco a cumprir com "todos os aspectos" da estratégia de eliminação das armas químicas, segundo a minuta pactuada entre os cinco membros permanentes do órgão das Nações Unidas.

O texto estabelece que haverá consequências se a Síria não cumprir com seus compromissos internacionais, mas não impõe sanções automáticas.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir