Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-09-2013

EUA: funcionários da NSA usaram agência para espionar casos amorosos
Um órgão de regulação e vigilância interno da NSA reportou uma série de incidentes na última década em que funcionários usaram os vastos serviços da agência para espionagem de casos amorosos, de acordo com a rede CNN.
EUA: funcionários da NSA usaram agência para espionar casos amorosos

Uma carta do inspetor-geral da NSA, em resposta a uma solicitação do senador Chuck Grassley, listou alguns casos de abuso do sistema de coleta de inteligência da agência. Há ainda ao menos dois incidentes sob investigação e outro pendente para investigação.

Pelo menos seis casos foram encaminhados ao Departamento de Justiça para eventual ação judicial, apesar de nenhum deles ter terminado em acusações. Os funcionários não foram identificados.

Em um dos casos, detalhado pelo órgão interno da NSA, um funcionário civil, locado no exterior, usou o poder da agência para ouvir conversas telefônicas de nove números pertencentes a mulheres estrangeiras entre 1998 e 2003, sem qualquer razão válida. O sistema de inteligência de sinais é usado para espionar alvos por razões de segurança nacional.

Esse caso começou quando uma mulher estrangeira, empregada pelo governo americano, disse a um colega que suspeitava que o homem com que ela estava tendo um relacionamento estava ouvindo seus telefonemas. Este mesmo funcionário identificado pelo órgão interno da NSA também coletou, acidentalmente, dados de residentes americanos em duas ocasiões, ação que requer um mandado judicial.

Os vastos poderes de vigilância da NSA vieram à tona depois dos vazamentos de documentos internos pelo ex-analista Edward Snowden. Autoridades têm defendido as atividades da agência de segurança, argumentando que a NSA usa seus poderes sem abusar de sua autoridade.

O senador Chuck Grassley escreveu no mês passado para a NSA para descobrir a frequência de supostos abusos cometidos pela agência. "Eu agradeço a transparência que o inspetor-geral proporcionou ao povo americano. Nós não devemos tolerar nem mesmo um exemplo de mau uso deste programa. Uma robusta supervisão deve ser completa para assegurar que tanto a segurança nacional quanto a Constituição sejam protegidas", afirmou o congressista.

Em muitos casos os funcionários que abusaram dos poderes da NSA intencionalmente pediram demissão antes de serem punidos – alguns foram rebaixados de posição ou punidos. Em um incidente de 2004, uma funcionária disse que espionou as ligações de um telefone estrangeiro porque descobriu o contato no celular de seu marido, e suspeitou que ele estivesse tendo um caso extraconjugal. Seu caso foi encaminhado para o Departamento de Justiça, mas a funcionária pediu demissão antes que pudesse ser punida.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir