Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-09-2013

Operadora de Fukushima faz pedido para reativar outra usina nuclear
A empresa respons�vel pela opera��o da usina nuclear de Fukushima apresentou nesta sexta-feira uma solicita��o para uma inspe��o de seguran�a obrigat�ria em dois reatores de sua central no noroeste do Jap�o para poder reativ�-los.
Operadora de Fukushima faz pedido para reativar outra usina nuclear

A Tokyo Electric Power (Tepco) apresentou a documenta��o necess�ria para que sejam avaliados os reatores 6 e 7 de sua usina de Kashiwazaki-Kariwa, em Niigata, ap�s ter tentado, durante dois meses, a aprova��o das autoridades locais, informou a operadora atrav�s de um comunicado.

Esta mesma semana, o presidente da Tepco, Naomi Hirose, se reuniu com o governador de Niigata, Hirohiko Izumida, que deu ontem o sinal verde para que a central retome suas opera��es.
Com o pedido de hoje da Tepco, as companhias el�tricas regionais japonesas solicitaram a reativa��o de 14 reatores nucleares.

Para que um reator possa ser reativado no pa�s asi�tico, a Autoridade de Regula��o Nuclear do Jap�o deve garantir, com base nos novos padr�es de seguran�a vigentes desde julho, que as centrais s�o seguras e podem suportar desastres como o terremoto e tsunami de mar�o de 2011.

Desde o acidente de Fukushima, apenas dois reatores, o 3 e o 4 da usina de Oi (oeste do pa�s), puderam retomar suas opera��es, gra�as � escassez energ�tica da segunda regi�o mais povoada do Jap�o.

No entanto, a usina de Oi est� parada desde o dia 15 de setembro, pois os dois reatores foram desativados para serem submetidos �s inspe��es obrigat�rias determinadas pela lei. Deste modo, o Jap�o sofre agora o segundo blecaute nuclear desde o desastre de Fukushima.

A Tepco, que sofre com os altos custos gerados pelo desastre nuclear, pretendia reativar suas opera��es em Kashiwazaki-Kariwa h� bastante tempo, para reduzir as importa��es de combust�veis f�sseis para suas centrais t�rmicas com as quais compensa a aus�ncia de energia nuclear.

A empresa diz que vai economizar entre 200 e 300 bilh�es de ienes (entre US$ 2 e 3 bilh�es) em hidrocarbonetos, se conseguir reativar os dois reatores. As duas unidades s�o reatores avan�ados de �gua em ebuli��o e os mais novos dos sete que existem em Kashiwazaki-Kariwa, a maior usina nuclear do mundo com capacidade para produzir 8,2 milh�es de quilowatts.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir