Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-09-2013

Paquistaneses temem que terremoto possa ter deixado mais de
Tr�s dias depois do terremoto que assolou o sudoeste do Paquist�o, as autoridades reconhecem que ainda h� �reas inacess�veis e a imprensa local prev� que o n�mero de mortos est� muito al�m do dados oficias
Paquistaneses temem que terremoto possa ter deixado mais de

, enquanto alguns moradores acreditam que mais de mil pessoas possam ter morrido na trag�dia.

"Os n�meros confirmados s�o 359 falecidos e 755 feridos. Isso � o que sabemos com certeza", disse hoje � Ag�ncia Efe o porta-voz do governo provincial de Baluchist�o, Jan Mohammed Buladi, que reconheceu que as equipes de resgate ainda n�o conseguiram chegar em alguns locais.

"A maioria das zonas afetadas j� recebeu assist�ncia, mas h� algumas �reas muito remotas", afirmou Buladi, em resposta �s informa��es publicadas na imprensa local sobre centenas de mortos ainda n�o contabilizados.

Moradores do munic�pio de Mashk�, um dos mais afetados, citados pelo jornal "Express Tribune", afirmam que pelo menos 400 pessoas morreram nessa regi�o e citam o caso de uma escola religiosa na qual morreram 20 alunas ap�s a queda do teto.

As imagens transmitidas pelos primeiros rep�rteres que chegaram ao distrito de Awar�n, o mais golpeado e ao qual pertence Mashk�, mostram povoados inteiros reduzidos a escombros.

Segundo o "Express Tribune", algumas fontes locais afirmam que mais de mil pessoas podem ter morrido.

"N�o podemos comentar essas informa��es", foi a resposta de Buladi.

"Mashk� j� era antes uma das zonas mais pobres de Baluchist�o (por sua vez a regi�o mais empobrecida do pa�s) e esta cat�strofe n�o fez mais que piorar as coisas", explicou o diretor do organismo provincial de gest�o de desastres, Abdul Basit.

Meios de comunica��o e analistas locais criticaram nesta semana a falta de recursos da Autoridade Nacional de Gest�o de Desastres (NDMA), da qual Basit � respons�vel provincial, para enfrentar uma tarefa quase herc�lea.

A NDMA foi criada precisamente ap�s outro terremoto que o norte do Paquist�o sofreu em 2005, e que causou mais de 80 mil mortes, para evitar o caos de coordena��o institucional que aconteceu ent�o, embora o organismo pare�a longe das presta��es exigidas.

H� dias a imprensa local denuncia que a assist�ncia n�o est� chegando a boa parte da popula��o afetada, cujo n�mero tamb�m � objeto de controv�rsia, e vai das 160 mil dos c�lculos conservadores ao dobro calculado pelo governo regional.

Baluchist�o � a prov�ncia paquistanesa que no ano passado registrou maior n�mero de v�timas em atos terroristas, mais de 600, devido � atividade de diversos grupos armados, tanto de car�ter nacionalista como de fac��es jihadistas.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir